João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inaugura Núcleo de Atenção à Saúde Bucal em presídio de Campina

terça-feira, 11 de março de 2014 - 11:09 - Fotos:  Ascom/UEPB

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inauguraram nessa segunda-feira (10) um gabinete odontológico no Presídio Feminino de Campina Grande, onde irá funcionar o Núcleo de Atenção à Saúde Bucal, do Departamento de Odontologia da UEPB.

O equipamento servirá para oferecer atendimento odontológico às reeducandas, tanto para tratamento das doenças como através de ações preventivas, com palestras e discussões sobre o tema. O espaço servirá também na formação dos estudantes de Odontologia da UEPB, que terão aulas no presídio com o acompanhamento de professores do departamento.

O secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, disse que a implantação do gabinete odontológico é mais uma ação da Seap em parceria com a UEPB, no sentido de humanizar as unidades prisionais do Estado. “A Paraíba foi destaque nacional e até em alguns países quando, de forma inédita, implantou um campus universitário dentro do complexo penitenciário do Serrotão. E como dissemos na solenidade de inauguração, as ações estavam apenas começando e vamos fazer muito mais”, disse Wallber.

Na avaliação do reitor da UEPB, professor Rangel Júnior, o sistema penitenciário precisa adotar o máximo de medidas possível com o foco na ressocialização de apenados, com o objetivo de diminuir a reincidência criminal no país. “Não podemos alimentar o pensamento de que quem cometeu um crime não pode ter direito a nada. Continuo acreditando que a universidade deu um passo muito grande ao se instalar aqui”, defendeu o reitor.

Diretores prisionais e professores da UEPB participaram da solenidade de inauguração. Eles assistiram a uma palestra sobre o projeto de atendimento e prevenção às doenças bucais para as reeducandas, que também estiveram presentes na inauguração do núcleo.