João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inaugura equipamento para armazenar produção de polpa em comunidade no Brejo paraibano

quinta-feira, 5 de novembro de 2015 - 18:21 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio do Cooperar, inaugurou na manhã desta quarta-feira (4), em Chã do Jardim, zona rural de Areia, uma câmara fria para armazenagem de polpa de frutas com capacidade de estocar 10 toneladas do produto, como também fez a entrega oficial de equipamentos e um veículo para a logística da produção, num investimento de R$ 131,5 mil. Estão sendo beneficiadas diretamente 200 famílias, vinculadas à Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Chã do Jardim (Adesco).

A solenidade de inauguração fez parte da programação do Dia Especial em Turismo Rural, organizado pelo Cooperar, que preparou uma agenda desse tipo de evento como forma de despertar nos grupos de interesse as diversas possibilidades que a instituição passará a oferecer com a implementação do PB Rural Sustentável, em fase de preparação, e será executado em parceria com o Banco Mundial no valor de US$ 80 milhões.

Em Chã do Jardim, um grupo de jovens se organizou e tornou realidade um projeto integrado denominado Produção Associada ao Turista, que centraliza num mesmo espaço a realização de trilhas por uma área remanescente de Mata Atlântica, gastronomia regional oferecida no Restaurante Vó Maria, uma loja de artesanato e uma unidade de beneficiamento de frutas. A iniciativa tem tornado a comunidade um dos destaques do turismo rural no Estado, atraindo semanalmente centenas de pessoas.

A consultora em Turismo Rural da Brazilian Consult, Maria Rita Peres, em sua palestra Estudo de Mercado do Turismo Rural, disse que 79,7% dos empreendedores no Brasil acreditam que a atividade está fazendo sua renda crescer. O estudo também aponta que os lugares precisam se integrar e virar atrativos para a união das potencialidades. “Roteiros envolvendo mais de um município para atrair turistas e por longo tempo farão com que haja crescimento do setor”, lembrou.

O estudo foi feito pela Brazilian Consult, que realizou pesquisas com mais de 100 pessoas e agentes de turismo na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e constatou que os interessados no Turismo Rural estão na faixa etária dos 30 a 60 anos como forma de descanso, mas que era preciso associar a atividade como uma maneira de se buscar lazer e entretenimento, criando opções de esportes ou turismo de aventuras neste tipo de roteiro para ampliar a procura por pessoas de outras idades.

O secretário executivo do Cooperar, Roberto Vital, falou na ocasião que o Cooperar retoma as atividades nesses Dias Especiais por terem um simbolismo muito grande e oficializa a construção das ideias pensadas e planejadas desde janeiro e que serão incorporadas para gerar estudos de mercado e informações a fim de nortearem o próximo convênio com o Banco Mundial nos próximos seis anos. “O primeiro passo para um dos componentes importantes será o turismo rural. Outra vertente trabalhada foi a apicultura, piscicultura, caprinocultura e avicultura onde na 1ª gestão do governador Ricardo, pudemos tornar realidade a construção de dois abatedouros de aves caipiras com capacidade de abater 12 mil aves e o Estado terá que ter muitos criatórios”, lembrou.

Roberto Vital destacou que esses tipos de projetos serão inseridos no PB Rural Sustentável, por meio de eixos econômicos, para alavancar a economia do Estado através da geração de emprego e renda a população rural e o Cooperar será umas das entidades de portas abertas para o desenvolvimento rural sustentável da Paraíba. “Temos trabalhado intensamente no detalhamento da proposta que será conveniada com o Banco Mundial esse ano, e no início de dezembro, a instituição finalizará a análise de todo o projeto para que em seguida, possa agendar a assinatura oficial do acordo de empréstimo com o Governo da Paraíba”, anunciou.

O Dia Especial em Turismo Rural contou com palestras, debates e encaminhamentos. Participaram do evento, prefeitos e secretários de Turismo e Agricultura de cidades circunvizinhas, instituições parceiras como a Universidade Federal da Paraíba, campus de Areia, entre outros.

Confira a programação dos Dias Especiais pelo Cooperar:

- 27/10 – Dia Especial em Avicultura Caipira, comunidade Barro Vermelho – Riachão-PB;

- 04/11 – Dia Especial em Turismo Rural, comunidade Chã do Jardim – Areia-PB;

- 06/11 – Dia Especial em Apicultura, Aldeia São Miguel, Baía da Traição-PB;

- 01/12 – Dia Especial em Resíduos Sólidos, Itabaiana-PB;

- 03/12 – Dia Especial em Barragem Subterrânea – Itabaiana-PB;

- 08/12 – Dia Especial em Gestão de Abastecimento D’Água Rural no sítio Cruz – Barra de São Miguel-PB.