João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inaugura Cine Clube Josemi Tomaz em Santa Rita

sexta-feira, 29 de novembro de 2013 - 14:50 - Fotos: 

A população do conjunto Marcos Moura, em Santa Rita, ganhou na noite dessa quinta-feira (28) um espaço para lazer e cultura com a inauguração do Cine Clube Josemi Tomaz, no Galpão Cultural Ana Ricardina. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da coordenação dos Centros Sociais Urbanos (CSUs), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Comunitário do bairro, reuniu cerca de 100 pessoas entre adultos, idosos e crianças.

A partir de agora, toda quinta-feira é dia de Cinema no Galpão, com duas sessões: 15h e 18h. A coordenadora dos CSUs, Marcela Arbia, disse que o Governo do Estado sempre apoia a cultura e a cidadania. “A inauguração deste espaço é mais uma conquista, porque através da ocupação do tempo livre, de modo mais estruturado e estruturante, podemos ter uma visão como um todo do ser humano”, afirmou. Ela acrescentou que a coordenação dos CSUs também está programando oficinas sobre cineclubismo.

Tributo a Josemi Tomaz – O Cine Clube exibiu um tributo ao professor Josemi Tomaz, que mantinha um grupo de encenação da Paixão de Cristo e Auto de Natal para os jovens da comunidade. O homenageado, um ativista cultural que morreu neste ano, com 35 anos de idade, deixou um legado de incentivo à arte e á paz.

Após o curta sobre o professor Josemi Tomaz, foi exibido o Curta “Táxi”, de Jacinto Moreno, que narra uma lenda urbana que envolve uma mulher, sua família e um taxista. O diretor do curta também esteve no local e conversou com o público sobre a ideia de realização do filme.

O coordenador do Galpão Ana Ricardina, Irevaldo Soares da Silva, disse que o local também oferece cursos profissionalizantes de cabeleireiro, além de oficinas de teatro e dança.