Fale Conosco

24 de outubro de 2011

Governo inaugura Base de Policiamento Comunitário de Mandacaru



O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, inaugura oficialmente, nesta terça-feira (25), a Base de Policiamento Comunitário do bairro de Mandacaru, cujo objetivo é promover a integração entre polícia e sociedade e combater a criminalidade no local, considerado um dos mais violentos de João Pessoa. A solenidade está prevista para as 16h.

Mandacaru é o segundo bairro da Capital a receber uma unidade do Policiamento Comunitário. O primeiro foi o Alto do Mateus, no mês de abril. O critério da escolha é a incidência criminal registrada nos dois bairros. Segundo o comandante do Policiamento Comunitário, tenente-coronel Marcos Alexandre Sobreira, a unidade pacificadora atua no bairro de Mandacaru desde o mês de maio e conta atualmente com um efetivo policial de 20 homens, que trabalham diuturnamente utilizando duas viaturas e um trio do Policiamento Móvel Comunitário (motos).

O tenente-coronel Marcos Alexandre Sobreira explicou que a filosofia dos policiais que já estão trabalhando no bairro baseia-se no policiamento comunitário, segundo o qual o policial atua costumeiramente na mesma comunidade, possibilitando que ele conheça melhor todo o local de atuação e se torne conhecido dos moradores. Ele age numa parceria preventiva com os cidadãos, antecipando-se aos problemas de segurança e buscando a resolução dos conflitos de forma pacífica.

Os policiais comunitários inicialmente são treinados em aulas teóricas, nas quais aprendem sobre práticas de gestão de policiamento comunitário, polícia e sociedade e mediação de conflitos, para só então começarem a atuar na prática.