João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inaugura 6ª UPS e destaca redução da violência nos bairros

sábado, 25 de agosto de 2012 - 10:31 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

Foto: Roberto Guedes/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta sexta-feira (24), a 6ª Unidade de Polícia Solidária em João Pessoa, localizada no bairro do Jardim Planalto. A UPS vai atender a população de Oitizeiro (Jardim Guaíba, Funcionários I e Baleado) e, assim como nas demais unidades implantadas, deve reduzir a criminalidade.

O governo do Estado investiu mais R$ 70 mil na UPS, que terá o suporte de uma viatura e três motocicletas com 20 policias em escala de revezamento que farão o monitoramento 24 horas ao dia.  Também serão utilizadas câmaras de monitoramento da base da unidade via tablets enquanto é feito o policiamento. O posto da polícia estava fechado há 7 anos e em estado de total abandono. “Essa UPS está dentro da nova filosofia de aproximar a polícia da comunidade para a construção de uma cultura de paz”, afirmou o governador.

Ricardo destacou que em todas as UPS instaladas em comunidades consideradas de risco vem se registrando uma redução dos crimes contra o patrimônio e contra a vida. “A comunidade São José registrou uma redução de 59% de janeiro a julho nos homicídios; Alto do Mateus, 19%; na comunidade Bela Vista, 17%; e agora, com essa unidade, vamos reduzir os índices na Bola da Rede e Jardim Planalto”, enfatizou.

Foto: Roberto Guedes/Secom-PB

O governador afirmou que os índices de criminalidade são grandes no Jardim Planalto e a população precisava dessa base e do policiamento efetivo. “É preciso que haja uma relação de respeito e parceria entre a polícia e os moradores para a construção de uma cultura de paz e a gradativa redução dos homicídios. Por isso, peço que as pessoas da região liguem para denunciar alguma atitude suspeita para o telefone 8835-1228 que está fixados na viatura”, explicou.

Mais policiais- O governador destacou a capacitação de 1.055 profissionais da área de segurança e líderes comunitários para o policiamento comunitário e a contratação de 800 policiais militares aprovados no concurso em apenas 1 ano e 8 meses de gestão. “É algo muito importante junto com as UPS, novas viaturas, armamentos para trazer mais segurança e reconquistar a confiança da população”, observou.  

A solenidade contou com a participação do comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; do secretário executivo de Segurança Pública, Jean Francisco Bezerra; da secretária de Comunicação Institucional, Tatiana Domiciano; do deputado federal Luiz Couto e dos deputados estaduais Hervázio Bezerra e João Gonçalves.

Foto: Roberto Guedes/Secom-PB

Mais segurança – O coronel Euller Chaves afirmou que a UPS chega para atender a uma população de 30 mil pessoas e suplementa o trabalho da UPS instalada na comunidade Bola na Rede para redução da criminalidade na grande Oitizeiro que ainda é alta. “Estamos resgatando um posto que estava fechado há mais de 7 anos com policiais treinados para o trabalho solidário e mais próximo da comunidade”, destacou.

Em seu discurso, o deputado federal Luiz Couto falou da sua alegria de participar de uma solenidade de inauguração de um equipamento que vai trazer mais segurança para os moradores e comerciantes do bairro Jardim Planalto. “É importante essa aproximação da PM com a comunidade baseada no princípio da solidariedade. Esperamos que a população e a polícia sejam parceiras para reduzir a criminalidade”, comentou.

 

População comemora implantação da policia solidária

Foto: Secom-PB

O comerciante Tiago Luna disse que a abertura da UPS é algo muito positivo para oferecer mais segurança aos clientes e funcionários do seu estabelecimento. “Aqui é comum os assaltos, principalmente à noite, já que com a abertura da UPS no bairro dos Novais muitos criminosos vieram atuar aqui. Esperamos que os crimes diminuam para que possamos abrir o nosso comércio normalmente à noite”, destacou.

Para o aposentado Salomão Araújo, morador do Jardim Planalto há 10 anos, a iniciativa do Governo do Estado é importante e atende a uma reivindicação antiga dos moradores. “Acho que esse trabalho de aproximação da polícia é importante. O governador está no caminho certo”, afirmou.

Linha Solidária – A Linha Solidária é um serviço que a UPS disponibiliza para a comunidade entrar em contato com a polícia 24h, com um número que fala diretamente com os policiais da Unidade de Polícia Solidária do bairro. O serviço é um suporte para o 190, ampliando o atendimento da polícia à população. Cada UPS possui um número da linha solidária:

UPS do Alto do Mateus: (083) 8679-2590

UPS de Mandacaru: (083) 8619-2213

UPS da Bola na Rede: (083) 8716-7927

UPS do São José: (083) 8628-7040

UPS da Bela Vista: (083) 8797-2717

UPS Jardim Planalto: (083) 8835-1228