João Pessoa
Feed de Notícias

Governo implanta bibliotecas rurais e garante acesso à informação no campo

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 - 12:18 - Fotos:  Secom-PB

Para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural paraibano, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater Paraíba), está desenvolvendo o Projeto Bibliotecas Rurais. A ação, idealizada pela assessoria social do escritório regional da Emater de João Pessoa, integra o Plano Anual de Trabalho (PAT) da empresa para 2014, segundo informou o presidente Geovanni Medeiros.

Inicialmente, o Projeto Bibliotecas Rurais, cujo objetivo é contribuir para o hábito da leitura, a compreensão e interpretação de textos das famílias agricultoras, entre elas, crianças, jovens e adultos, vai contemplar as comunidades rurais dos 23 municípios jurisdicionados pela regional da Emater de João Pessoa.

De acordo com a coordenadora Regional da Emater em João Pessoa, Keila Leal Deininger, a campanha de doação de livros, que foi iniciada nos escritórios locais e na sede da empresa, localizada na Estrada de Cabedelo, já arrecadou dezenas de exemplares. O acervo conta com livros infantis, didáticos, técnicos da área agrícola, além de revistas e material informativo.

Após a composição dos mobiliários das bibliotecas, que serão confeccionados a partir de materiais recicláveis, como paletes, caixotes de madeira, tábuas, entre outros, os extensionistas farão a seleção das comunidades beneficiárias e dos voluntários ou agentes de leitura responsáveis pela biblioteca na comunidade.

A implantação do Projeto Bibliotecas Rurais, na avaliação do presidente da Emater, Geovanni Medeiros, vai melhorar a vida das famílias rurais, trazendo inclusão social, desenvolvimento e cidadania.