Fale Conosco

9 de julho de 2012

Governo homenageia Ronaldo com nome de conjunto habitacional



FALA GOVERNADORO governador Ricardo Coutinho anunciou, no início da tarde desta segunda-feira (9), que o conjunto habitacional que está sendo construído pelo Governo do Estado, no bairro das Três Irmãs, em Campina Grande, receberá o nome do ex-governador paraibano e poeta Ronaldo Cunha Lima, falecido no último sábado (7). A previsão é que as casas sejam entregues no próximo mês de setembro.

O programa Fala Governador desta segunda foi dedicado por Ricardo ao ex-governador. O homenageado faleceu na casa onde morava, no bairro de Tambaú, em João Pessoa, vítima de insuficiência respiratória, depois de uma longa batalha contra um câncer de pulmão. De acordo com Ricardo, o ex-governador foi uma das pessoas que lutou de forma mais presente em prol da Paraíba.

“Ao mesmo tempo em que lamentamos o falecimento dele, celebramos a sua existência, pois um falecimento é para ser medido pela falta que as pessoas podem fazer e fazem, mas também deve ser visto como rememoração pelos feitos, pelas coisas construídas, principalmente estando à frente de espaços escolhidos pela população, como fez Ronaldo”, disse.

Além de governador, ao longo de 53 anos dedicados à vida pública, Ronaldo exerceu mandatos como vereador, prefeito, senador e deputado federal. “Ele ainda foi um dos grandes expoentes na luta pela redemocratização no País. Ao falar de Ronaldo, falamos de parte importante da história do nosso Estado”, acrescentou Ricardo, ainda durante o programa radiofônico.

Saneamento para todos – Também no Fala Governador, Ricardo informou que, na última quinta-feira (5), o Governo do Estado foi comunicado da aprovação do aval, por parte do Governo Federal, para liberação de recursos, dentro do PAC 2, para obra de saneamento em municípios paraibanos. Segundo ele, ainda esta semana, o Governo do Estado assinará convênio com a Caixa para o início da licitação das obras de saneamento e abastecimento de cinco municípios paraibanos.

As obras vão viabilizar o saneamento total de municípios turísticos, como Areia e Lucena, e melhorar o abastecimento de água de Mamanguape, Itabaiana e Conde. “Só na costa de Jacumã serão R$ 29,2 milhões a serem investidos. Areia, por sua vez, vai sair de 23% para 90% de cobertura de saneamento básico”, destacou.

O governador disse ainda que o Estado está fazendo grandes esforços para que os municípios paraibanos possam redimensionar suas expectativas de investimentos para o futuro. “Estamos buscando superar entraves burocráticos, aumentar a capacidade de investimento do Estado, para que a gente possa gastar até mais, porém melhor. Nosso foco é investir naquilo que é mais estruturante. Só em esgotamento sanitário, por exemplo, temos mais de R$ 400 milhões sendo investidos”.FALA GOVERNADOR1

Ovinos e caprinos – Ainda no Fala Governador, Ricardo destacou o nascimento dos primeiros ovinos e caprinos de alto padrão genético no Estado. Ao todo foram 116 animais, gerados por meio de experimentação que vem sendo feita pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa). O Governo do Estado adquiriu 910 embriões de ovinos e caprinos de alto padrão genético, adaptados às características do semirárido paraibano.

“Os embriões foram adquiridos na África do Sul, que é um país com boa performance nesta área. Em vez de doarmos os embriões a criadores paraibanos, decidimos emprestar cerca de 50 animais reprodutores por dois anos, sem custo algum. Dessa maneira, estes animais poderão se reproduzir, sem se limitar a um único criador”, explicou Ricardo.