João Pessoa
Feed de Notícias

Governo homenageia agricultoras de Alagamar com realização de ações

segunda-feira, 20 de março de 2017 - 17:19 - Fotos:  Divulgação

Agricultores familiares do Assentamento Alaganar, integrantes do Projeto Ecoprodutivo, executado pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e alguns parceiros, prestaram homenagem, na manhã desta segunda-feira (20), às mulheres ali residentes com a entrega de algumas ações que vão contribuir com a melhoria da qualidade de vida.

Foram repassadas cinco máquinas de costura para o grupo de 15 mulheres, que também receberam os certificados pela participação no curso de corte e costura realizado pelo Senar e Emater, entrega de Certidão de Aptidão do Produtor (DAP), distribuição de 105 mudas de Tuia, planta também conhecida como cedrinho, que tem efeitos medicinais e decorativos, brindes e anunciada a construção para em breve de dez barragens subterrâneas, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Salgado de São Félix, com material doado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar. A programação constou de palestra sobre os direitos da mulher e contou com a presença do Programa Saúde da Mulher da Prefeitura Municipal local.

Presente às homenagens, o diretor Técnico da Emater, Vlaminck Paiva Saraiva, destacou o trabalho que as mulheres realizam para o desenvolvimento da agricultura familiar, lembrando que estas desempenham um papel importante no desenvolvimento social. Ele justificou a ausência do presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, que não pode estar presente devido a compromisso administrativo.

O prefeito de Salgado de São Félix, Adjailson Andrade, parabenizou a Emater pela iniciativa de homenagear as mulheres agricultoras do Projeto Ecoprodutivo, reforçando o compromisso de continuar com a parceria com Emater na prestação de assistência aos agricultores do município. Também presentes ao evento o gerente regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emilio, representantes do Banco do Nordeste, secretários da prefeitura local, servidores da Emater que acompanham as famílias ali residentes.

O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada, levou para o Projeto Ecoprodutivo de Alagamar diversas ações, destacando-se a recuperação de riacho com proteção de cerca de arame e plantação de mudas, distribuição de matrizes de caprinos e ovinos com cinco famílias para melhoramento genético do rebanho a partir de material produto das pesquisas da Emepa, disseminado com outros criadores, também ocorreu o Programa de Inseminação de Bovinos em 11 matrizes.

 
Uma das beneficiadas com o curso de corte e costura e as máquinas de costurar foi Maria Aparecida da Silva, que, depois de se aposentar como enfermeira, decidiu retornar para Alagamar. Destacou que estava tendo oportunidade de aumentar a renda familiar com uma ocupação profissional.  “É uma experiência nova que está sendo gratificante para todas as participantes do curso”, disse.

Ela disse que, com o apoio que todas vêm recebendo, o objetivo é desenvolver ainda mais os conhecimentos para aperfeiçoar a linha de produção, tendo em vista que começam a receber encomendas de confecção de roupas masculinas e femininas.