João Pessoa
Feed de Notícias

Governo garante participação de empresários do setor calçadista na Couromoda

terça-feira, 7 de janeiro de 2014 - 16:07 - Fotos:  Vall França

A Paraíba vai marcar presença na 41ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda (Couromoda), em São Paulo. O evento contará com representação de 13 empresas do setor calçadista do Estado, durante os dias 13 e 16 de janeiro, no Pavilhão do Anhembi. Os empresários paraibanos ocuparão um estande de 150 m² promovido pelo Governo da Paraíba, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Campina Grande (SEDE- PMCG).

ACouromoda é uma das principais feiras do segmento de calçados do país e os negócios fechados e encaminhados durante o evento respondem por até 35% das vendas anuais do setor, segundo dados dos organizadores.

A expectativa do Governo do Estado com a participação na Couromoda é promover os mercados para a indústria coureiro-calçadista paraibana, segundo a presidente da Cinep, Tatiana Domiciano. “A participação em eventos de referência é o outro eixo do nosso trabalho. Estimulamos a instalação das indústrias e a geração de renda e emprego. Além disso, é importante também prospectar a abertura de novos mercados para os empresários paraibanos, ampliar as possibilidades de negociações internacionais com oportunidades nos 64 países participantes”, frisou.

É nesta época do ano, no verão, que a área de calçados, vestuários e acessórios de moda finaliza suas coleções outono/inverno, iniciando já suas vendas. Na Couromoda, serão expostas 2.000 coleções outono/inverno 2014 e meia estação de calçados femininos, masculinos e infantis, além de bolsas, artigos esportivos e acessórios de moda.

Treze empresas paraibanas confirmaram presença na Couromoda: Be e Bi, Hawai, Via Shalon, Bebezinho, Termo-PU, Personal Sandálias, Pekenos Mimos, Via Arte, Carreiro, D’fera, Donna, Recboll e Eva Bag & Shoes.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Curtimento de Couros e Peles do Estado da Paraíba, Sebastião Acioly, a Couromoda define as vendas dos primeiros meses do ano. “A Feira serve de vitrine para comercialização dos nossos produtos em todo o país. As coleções outono/inverno são um mercado a ser cada vez mais explorado pelos empresários paraibanos, para assim termos mais competitividade no cenário nacional”, afirma.

Os Estados brasileiros que estarão representados na Couromoda 2014 ficarão reunidos em uma área total de 80 mil m². A expectativa é de que passem pelo evento 85 mil profissionais do setor e compradores de mais de 60 países.

Referência em exportação – De acordo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a Paraíba exportou, de janeiro a novembro de 2013, mais de 25 milhões de pares. Os números posicionaram o estado como o 2º maior exportador do país, ficando atrás do Ceará, que exportou 46 milhões de pares no mesmo período.

Sobre o valor das vendas realizadas entre janeiro e novembro do ano passado, a Paraíba também ocupa posição de destaque. Com 90 milhões de dólares negociados com outros países, o estado ocupa a quarta posição no Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo.

Com a participação na Couromoda 2014, os empresários paraibanos terão a oportunidade de entrar em contato com mais compradores, representantes e fornecedores de todos os países, além de realizar negócios e fortalecer o Polo Calçadista da Paraíba.