Fale Conosco

13 de maio de 2009

Governo garante conclusão de obras do Santuário da Pedra da Boca



O Governo do Estado vai concluir o Santuário de Nossa Senhora de Fátima e Memorial da Pedra do Letreiro, no Parque Ecológico Pedra da Boca, no município de Araruna, e também autorizou a licitação para as obras do Centro de Treinamento de Professores de Ensino Fundamental, a construção de ginásio no povoado Mata Velha e a recuperação do campo de futebol na cidade. O anúncio foi feito pelo vice-governador Luciano Cartaxo, que representou o governador José Maranhão, após celebração de missa na manhã desta quarta-feira (13), encerrando a romaria àqueles locais que tradicionalmente acontece nesta data.

“O Santuário de Nossa Senhora de Fátima e todo o conjunto do Parque Ecológico Pedra da Boca constituem um patrimônio do povo brasileiro, pela sua riqueza natural e de devoção que ali se verifica e, por isso, conta com todo o apoio do Governo do Estado”, afirmou Luciano Cartaxo. Ele justificou a ausência do governador Maranhão nas festividades religiosas e anúncio das obras, por se encontrar em Brasília encaminhando pleitos e tratando de liberação de recursos junto a ministérios para investimentos em obras na Paraíba.

O vice-governador destacou as parcerias que vem sendo executadas, por exemplo, com a Igreja e que, especificamente em Araruna, ajudarão a expandir ainda mais o turismo religioso e a preservar o meio ambiente.  A expectativa é de que as obras – sob a responsabilidade da Superintendência do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan) – do Santuário e do Memorial estejam concluídas em 150 dias. “Anunciamos as obras na terra do governador José Maranhão, com muita alegria e foi uma benção que tenha acontecido no dia de Nossa Senhora de Fátima”, comentou.

Benefícios ao povo – O bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas Lucena, disse ser muito salutar a parceria firmada com o Governo do Estado, dando condição de conclusão das obras do Santuário, que se encontravam paralisadas, apesar de iniciadas há mais de seis anos.

“No mundo em que vivemos não podemos caminhar sem fazer parcerias para que juntos possamos implantar benefícios para o povo”, afirmou. Destacou que as obras vão beneficiar, inclusive, a população do vizinho Estado do Rio Grande do Norte, que devido à proximidade participa dos atos religiosos no local.

Depois de anunciar as obras em companhia do bispo Dom Lucena; do padre Nilson Nunes, secretário Executivo do Desenvolvimento Humano; do padre João Firmo, da Paróquia de Araruna; do padre Gaspar Rafael Nunes da Costa, mais o superintendente da Suplan, Gilson Frade, o vice-governador foi até ao local que abriga a imagem da Santa, onde os romeiros pagavam promessas.

Turismo – O Parque Ecológico da Pedra da Boca foi idealizado pelo governador José Maranhão na sua gestão anterior, quando também projetou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima e Memorial da Pedra do Letreiro. A segunda etapa da obra não foi concluída.

O conjunto religioso e a preservação ambiental do local vão possibilitar o incremento do desenvolvimento turístico da região do Curimataú e proporcionar uma interação e parceria entre os governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Algumas agências de turismo já programam visitas ao Santuário e região, para participar de missa e romaria mensais a cada dia 13 e na festa da padroeira, no dia 13 de maio, como aconteceu nesta quarta-feira, com a participação de milhares de fiéis.