João Pessoa
Feed de Notícias

Governo garante compra de produtos da agricultura familiar

quarta-feira, 17 de julho de 2013 - 13:08 - Fotos: 

Os agricultores familiares da Paraíba, ainda sem mercado para seus produtos agrícolas, poderão, a partir de agora, se habilitar e comercializar ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que o Governo do Estado está ampliando. No segundo encontro, realizado em Campina Grande nessa quarta-feira (17), a nova sistemática de atendimento foi apresentada aos prefeitos, dirigentes de entidades representativas da sociedade e famílias agricultoras, com a participação de técnicos da Emater.

O primeiro encontro de uma série de quatro que acontecem até esta sexta-feira (19), começou em João Pessoa na terça-feira (16). O novo modelo contempla, inicialmente, 600 agricultores paraibanos, dos 2.199 que devem ser beneficiados em 127 municípios do Estado integrantes do Plano Brasil Sem Miséria.

A previsão é que sejam investidos, até o seu final, R$ 2.748.750,00. Serão atendidos agricultores que se encontram fora do PAA e que possuem a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf – DAP) com renda per capita inferior a R$ 70 ao mês.

O Programa é uma política de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Humano (Sedh), tendo como órgãos parceiros a Emater e Empasa. “É uma ação importante do Governo do Estado que deseja estar cada vez mais próximo dos agricultores familiares”,comentou o presidente da Emater, Geovanni Medeiros.

A Emater sempre trabalhou no assessoramento técnico de agricultores familiares e agora, com essa nova parceria, ampliará o acesso das famílias agricultoras, tendo o PAA como mais um mercado para a comercialização de seus produtos agrícolas”, afirmou. Geovanni Medeiros lembrou que serão alimentos saudáveis chegando à mesa do consumidor, aos hospitais, casas de saúde e escolas.

Os prefeitos estão sendo convidados a aderir ao programa firmando essa parceria, que vai contribuir para oferecer oportunidade para que os agricultores familiares tenham acesso ao mercado consumidor. O presidente da Emater destacou, também, o papel dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, sindicatos de trabalhadores rurais e outras entidades.

O PAA também será apresentado aos gestores e técnicos dos municípios da região de Patos, nesta quinta-feira (18), e Sousa na sexta-feira (19).

O coordenador estadual do PAA, Ângelo Viana, disse que a expansão do programa surgiu de uma necessidade de sua ampliação para atender a maior número de famílias fornecedoras. Ele lembrou que anteriormente apenas a Empasa era executora, mas em face da sua ampliação, a Emater foi convidada a firmar parceria, sobretudo porque está presente em todo o Estado. “Nesta nova fase, a Emater será a grande executora do PAA, que mobilizou todos os seus técnicos”, comentou.