Fale Conosco

21 de novembro de 2013

Governo formaliza convênio com 25 instituições de ensino para estágios e pesquisas na área de Saúde



O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e do Centro Formador de Recursos Humanos, se reuniu nesta quinta-feira (21) com representantes de 25 unidades de ensino para a assinatura de um convênio que vai possibilitar que estudantes e graduados dessas unidades possam realizar estágios e pesquisas nos serviços de saúde do Estado. A solenidade aconteceu durante um seminário sobre a Rede Escola SUS, no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Participaram do evento o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, a secretária executiva de Estado da Saúde, Cláudia Veras, o diretor geral do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), Volmir José Brutscher, além de outros participantes.

A secretária executiva destacou que com esse convênio o Governo do Estado coloca à disposição das unidades de saúde todos os serviços para que alunos e graduados possam enriquecer ainda mais os seus conhecimentos em sua área de atuação. “É um trabalho em parceria que visa nortear as relações entre o Governo do Estado e as instituições de ensino aprimorando e fortalecendo as discussões sobre o papel do SUS para que o usuário possa usufruir a cada de dia de um atendimento cada vez melhor”, destacou.

O diretor do Cefor-RH, Volmir José Brutscher, salientou que esse convênio visa fortalecer ainda mais o relacionamento entre o Governo do Estado e as instituições de ensino como também proporcionar ao estudante um conhecimento melhor acerca do SUS, seus desafios, como também o processo de humanização e o cuidado com o usuário, que será o principal beneficiado com esse convênio. De acordo com ele, cerca de 80% dos profissionais de saúde atuam no SUS. “A rede SUS se transformou em um verdadeiro campo de aprendizado para esses profissionais de saúde” , comentou.

De acordo com ele, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é o caminho para a composição e efetivação de uma Política da Rede Escola SUS no Estado da Paraíba, sendo ela um espaço de aprendizagem permanente, onde professores, estudantes e profissionais dos serviços de saúde buscarão planejar, pactuar e acompanhar as atividades acadêmicas de estágios, de extensão e de pesquisas desenvolvidas nos serviços de saúde do estado.

Os cenários de aprendizagem se constituem a partir de um movimento que articula a gestão da formação em saúde no Estado, o conjunto da rede de serviços e as instituições de ensino, na perspectiva de firmar parceria para constituir um espaço de aprendizagem permanente, uma Rede de Serviço Escola”, explicou.

Para o coordenador da Rede Escola SUS-PB, Pedro Rodrigues, a assinatura desse convênio vai propiciar aos alunos e graduados um aprofundamento dos seus conhecimentos no que diz respeito à prática com relação a realização de pesquisas e estágios nas unidades de saúde do Estado e com isso fortalecer a Rede Escola SUS-PB.

A coordenadora do Programa de Educação do Trabalho (PET) e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da Universidade Federal da Paraíba, Rossana Souto Maior, disse que a assinatura desse convênio é de fundamental importância para o aprimoramento do aprendizado do aluno, como também serve para reforçar o vínculo, o intercâmbio de informações e conhecimentos entre o Governo do Estado e as instituições de ensino. “Esses estágios e pesquisas com certeza irão ajudar em muito o profissional de saúde no seu trabalho diário, pois eles terão a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da rede SUS e com isso quem vai ganhar é o usuário que todos os dias procuram os serviços de saúde a procura de atendimento”, destacou.

Outra parceira do Governo do Estado nesses convênios é a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, cuja coordenadora do Curso de Medicina, Emília Pessoa, disse que a assinatura desse convênio é vital para aprimorar e melhorar ainda mais os conhecimentos dos profissionais de saúde no que diz respeito à prática. “Esse convênio vai possibilitar a construção de um processo permanente de conhecimentos, informação, educação e troca de experiência onde quem sairá ganhando é o usuário e o Governo do Estado está de parabéns com mais essa iniciativa nas áreas de educação e saúde”, ressaltou.

Além da assinatura do convênio durante todo dia aconteceram debates e mesas redondas para discussão sobre o SUS, exposição do fluxo da Rede Escola SUS-PB e vários temas inerentes ao convênio.

Unidades de ensino que assinaram o convênio – Avila SS Ltda (Escola Politécnica Cristo Rei),Colégio e Curso O Parthernoon, Escola de Enfermagem Nova Esperança (FAMENE e FACENE), Escola de Enfermagem Rosa Mística, Escola Técnica de Enfermagem Ômega, Espaço Manacá, FCM – JP, IESP, Instituto de Ens Educacional Técnico de João Pessoa – IEET, Sociedade Paraibana de Educação e Cultura – ASPEC, UFPB, UNISEB Interativo, CESED (FCM, Facisa, ESAC), CEAS, Faculdade Paulista de Tecnologia, Fisiorespirando, União de Ensino Superior (FAC-CG), UFCG, ITEC, UNOPAR – Patos, FAFIC e FSM.