João Pessoa
Feed de Notícias

Governo firma parcerias com a Furp e UFPB para aquisição de medicamentos

sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 14:56 - Fotos: 
O Governo do Estado vai adquirir, a preço de custo, medicamentos do maior laboratório oficial do Brasil. O convênio com a Fundação para o Remédio Popular (Furp) foi assinado, na manhã desta sexta-feira (13), durante solenidade na Companhia de Desenvolvimento do Estado da Paraíba, (Cinep), em João Pessoa.

Com essa parceria, o Lifesa terá condições de atender os 223 municípios paraibanos, com a dispensação de 57 dos 120 tipos de medicamentos da Farmácia Básica. No mesmo evento, o Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado (Lifesa) também firmou um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para realização de pesquisas.

O diretor do Lifesa, Aluísio Freitas de Almeida Júnior, explicou que uma das grandes vantagens do contrato é que os medicamentos produzidos pela Fundação têm qualidade e segurança e, se tratando de um produto que tem como destino final a população, a responsabilidade é ainda maior. “A economia não é só para o Governo do Estado, mas também para os municípios que não precisarão se deslocar para outras cidades do país para comprar medicamentos”, destacou.

A secretária Executiva de Saúde do Estado, Lourdinha Aragão, disse que tanto o contrato com a Furp como o termo de cooperação com a UFPB são de grande relevância para a saúde pública do Estado. “Desde que assumiu o comando da Paraíba, o governador José Maranhão destacou a saúde como prioridade do seu governo e com certeza não medirá esforços para assinar outras parcerias para melhorar ainda mais a qualidade de vida do povo paraibano”, disse a secretária.

O superintendente da Furp, Rubens Scaff, disse que esse contrato representa uma importante parceria entre a fundação paulista e o Governo do Estado da Paraíba. “Essa parceria é importante para a Furp, para a Paraíba, para SUS e, principalmente, para a população que será a principal beneficiária com medicamentos de qualidade e preço baixo”, explicou Scaff.

Pesquisas – Além do contrato com a Furp, o Lifesa também assinou nesta sexta-feira (13), um protocolo de cooperação técnica com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para que o laboratório do Estado possa desenvolver novas pesquisas para a produção de medicamentos de alto custo e de fitoterápicos, junto ao Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF). A diretora do LTF, Silvana Jales, lembrou que a Paraíba é o único Estado do Brasil a ter dois laboratórios oficiais e que a intenção desse protocolo é unir o conhecimento desses dois centros de pesquisa em prol do fortalecimento do SUS e da saúde do povo paraibano.  

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB, Isac Almeida de Medeiros, disse que, com essa cooperação com o Lifesa, o LTF, que atualmente funciona como um local de prática para os estudantes do curso de Farmácia da UFPB, será um local de treinamento, difusão e troca de  experiências e conhecimentos científicos.

Estiveram presentes à solenidade o diretor-presidente da Furp, Rubens Scaff; o representante da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Victor Hugo; a secretária-executiva da Saúde, Lourdinha  Aragão, que  representou o Governo do Estado, o secretário de Estado da Saúde,  José Maria de França; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB,  Isac Almeida  de Medeiros, que representou o reitor Rômulo Polari, e o diretor de Operações da Cinep, João Fialho Filho,  que representou o diretor-presidente da Cinep, João Laércio.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB