Fale Conosco

6 de março de 2018

Governo firma parceria e beneficia portadores do transtorno do espectro autista da Paraíba



05 03 18 Convenio com a AMA 1 270x157 - Governo firma parceria e beneficia portadores do transtorno do espectro autista da ParaíbaA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) participou, nessa segunda-feira (5) de reunião com representantes do Instituto Brenda Pinheiro – projeto AMA (Associação Amigos do Autista), do município de Campina Grande. O encontro teve como finalidade firmar parceria entre o Estado, através Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (FUNCEP), para possibilitar a contratação de profissionais capacitados para trabalhar com 60 crianças carentes com autismo que aguardam para serem atendidas pelo projeto.

Em 2012, os autistas foram reconhecidos como pessoas com deficiência para todos os efeitos legais, através da Lei 12.764 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Para a secretária de Estado Cida Ramos a visita dessas representantes da AMA, foi muito proveitosa, foi para reafirmar o compromisso que temos com eles. “Conversamos muito sobre as necessidades e conquistas que a associação já teve. Firmamos uma parceria que irá contribuir com a entidade e promover a cessão de uso de uma escola, entre outros benefícios para os autistas. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho, tive ainda, a oportunidade de conhecer, os produtos que são comercializados pela Associação em prol de recursos para a entidade”, comentou Cida.

05 03 18 Convenio com a AMA 8 270x173 - Governo firma parceria e beneficia portadores do transtorno do espectro autista da ParaíbaSegundo dados da FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência, em 2011, eram assistidos nove usuários pela instituição, e hoje, existem 369 autistas acompanhados por uma equipe multidisciplinar para o atendimento terapêutico, diagnóstico, além dos serviços complementares como Musicoterapia, Natação e Capoeira.

Vânia Pinheiro presidente do Instituto Brenda Pinheiro, considera uma grande conquista e avanço essa união de forças. “Esse será o primeiro passo de uma caminhada que estaremos juntos. O autismo é uma deficiência que é muito difícil de lidar. São diversas situações que as famílias enfrentam para cuidar dos seus filhos. Essa parceria com o Estado veio para agregar valores e contribuir para que possamos ter consciência que a evolução dessas crianças autistas precisam de cuidados e comprometimento, não só do poder público, como também das famílias. São várias vertentes que favorecem para o desenvolvimento do indivíduo do Espectro Autista.