João Pessoa
Feed de Notícias

Governo firma parceria com programa de saúde do Hospital Universitário

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 - 16:53 - Fotos: 

A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (FUNDAC) criou uma nova parceria com a Universidade Federal da Paraíba para promoção da saúde entre os adolescentes internos na instituição. As ações são parte do Programa de Atenção Multidisciplinar ao Adolescente (PROAMA), do Hospital Universitário Lauro Wanderley. E a participação dele na Fundação foi efetivada na manhã desta sexta-feira (10), no auditório do Centro Socioeducativo Edson Mota, em João Pessoa.

A partir desta parceria, os adolescentes que estiverem cumprindo medidas socioeducativas de internação na FUNDAC, terão acesso a um conjunto de ações preventivas e educativas sobre saúde, numa visão biopsicossocial em busca de melhor qualidade de vida. O PROAMA também estabelece o atendimento às famílias dos ressocializandos, através da prática da terapia comunitária.

Responsável pela formulação do projeto e consolidação da parceria, a assistente social da FUNDAC, Maria da Conceição, enaltece a concretização do programa para todos jovens e adolescentes das unidades de internação beneficiadas com o projeto. “O PROAMA vem para somar com essa necessidade que existe nas unidades. Além disso, a parceria será enriquecedora para os nossos jovens e adolescentes, com atendimentos diferenciais, que irão ocasionar numa melhora satisfatória, tanto no psíquico, quanto no físico, quebrando algumas barreiras existentes na vida desses cidadãos”, disse.

O PROAMA é um programa que existe há mais de 21 anos e foi criado com o objetivo de desenvolver um trabalho de atenção integral à saúde dos jovens e adolescentes, através de uma equipe multidisciplinar motivada e integrada. O programa é direcionado a adolescentes dos 12 aos 19 anos, de ambos os sexos, em nível curativos, principalmente educativo/preservativo, visando abordar a adolescência de uma forma geral.

A diretora do PROAMA, doutora Mariângela Medeiros, engrandece a parceria destacando o esforço e o desejo de mudança na vida dos jovens e adolescentes da FUNDAC. “Estamos, PROAMA e FUNDAC, em um novo desafio que não nos amedronta, pelo contrário, nos motiva e nos impulsiona, pois sabemos das dificuldades que podem adi vir deste casamento. E podemos garantir aos senhores que da parte do PROAMA todo o esforço será envidado, como tem sido em todos esses vinte e três anos da nossa trajetória, sempre que a nossa equipe se propôs a participar de alguma atividade ou ação”, destacou a diretora.
Esta ação conjunta proporcionará aos adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota e da Casa Educativa (unidade de ressocialização para meninas), a oportunidade de participarem de atividades relacionadas aos cuidados com a saúde, nos aspectos físicos, psíquicos e emocionais. Um fator primordial na busca incessante da FUNDAC, pela referência no atendimento Socioeducativo, do seu público alvo e de seus familiares, satisfazendo assim, os anseios da sociedade, com seus bons resultados.

A presidenta da FUNDAC, Sandra Marrocos, celebrou a efetivação de direitos para os jovens e adolescentes em medida socioeducativa e pretende ampliar a parceria com o PROAMA em outras cidades da Paraíba. “É direito de vocês e é dever do Estado propiciar esse momento e, principalmente, a efetivação desse serviço. Essa é uma atividade que está se iniciando no CSE (Centro Socioeducativo “Edson Mota”) e Casa Educativa, mas que a gente tem a intenção de está rodando em outros municípios, a exemplo de Campina Grande e Sousa. Ou seja, é algo que tem que ser direito de todos, homens e mulheres adolescentes que estão internos no sistema de socioeducação na Paraíba”, afirmou a gestora.

A solenidade de compromisso de parceria entre a Fundac e o PROAMA/HULW/UFPB contou com a presença da presidenta da Fundação, Sandra Marrocos; da vice diretora, Maria Alice; do superintendente do HULW, Arnaldo Correia de Medeiros; da presidenta do Sindicato dos trabalhadores da Fundac, Lúcia Brandão; da coordenadora geral dos centros sociais urbanos, da Secretaria de Desenvolvimento Humano Estadual, Marcela Arbia; do coordenador de educação popular da UFPB, Adilson Alencar; dos jovens e adolescentes do CSE e da Casa Educativa, além dos diretores da Fundac e das unidades de ressocialização do Estado, além de parceiros e funcionários da Fundação.