João Pessoa
Feed de Notícias

Governo firma parceria com municípios para adesão ao Mais Educação

sexta-feira, 4 de março de 2011 - 11:42 - Fotos: 

Uma reunião entre a Secretaria da Educação do Estado, secretários de Educação de 30 cidades paraibanas e a consultora do programa Mais Educação no Ministério da Educação, Samira Bandeira Lima, selou a parceria entre o Estado e municípios para a implantação do Programa Mais Educação. Durante a reunião, foram passadas informações aos secretários de Educação dos municípios sobre como realizar a adesão das escolas selecionadas pelo MEC ao programa Mais Educação.

A representante do Ministério da Educação, Samira Lima, também orientou os secretários municipais sobre como realizar o cadastro e o plano de atendimento 2011 do programa. De acordo com a coordenadora do programa na Paraíba, Aparecida Uchôa, as escolas da rede estadual de ensino já realizaram a adesão e o cadastro. Das 223 escolas da rede estadual de ensino, 217 aderiram ao programa.

Mais Educação – Trata-se de um programa do Governo Federal para promoção da educação integral. Com a ampliação da jornada escolar, além do período onde acontecem as aulas o aluno continua mais um turno na escola onde participa de oficinas nas áreas de esporte e lazer, cultura e artes, meio ambiente, inclusão digital, educomunicação, entre outras. Cada escola pode escolher até seis oficinas dentro de quatro áreas do conhecimento.

A adesão das escolas é voluntária. Para participar do programa, o MEC exige que a escola tenha, no mínino, 100 alunos matriculados. O Governo Federal envia recursos, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a realização das oficinas.