João Pessoa
Feed de Notícias

Governo firma convênio para estágios e pesquisas em Saúde

sexta-feira, 22 de novembro de 2013 - 09:57 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), reuniu representantes de 25 unidades de ensino para a assinatura de um convênio que vai possibilitar que estudantes e graduados das instituições possam realizar estágios e pesquisas nos serviços de saúde do Estado. A solenidade aconteceu, nessa quinta-feira (21), durante um seminário sobre a Rede Escola SUS, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Participaram do evento, o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza; a secretária executiva de Estado da Saúde, Cláudia Veras; o diretor geral do Cefor-RH, Volmir José Brutscher, além de outros participantes. A secretária executiva destacou que, com esse convênio, o Governo coloca à disposição todos os serviços para que alunos e graduados possam enriquecer os conhecimentos em suas áreas de atuação. “É um trabalho em parceria que visa nortear as relações entre o Governo e as instituições de ensino aprimorando e fortalecendo as discussões sobre o papel do SUS para que o usuário possa usufruir, a cada dia, de um atendimento melhor”, destacou a secretária.

O diretor do Cefor-RH, Volmir José Brutscher, afirmou que o convênio visa fortalecer o relacionamento entre o Governo do Estado e as instituições de ensino e proporcionar ao estudante um conhecimento do SUS, seus desafios e o processo de humanização e cuidado com o usuário. De acordo com ele, cerca de 80% dos profissionais de saúde atuam no SUS. “A rede SUS se transformou em um verdadeiro campo de aprendizado para os profissionais de saúde”, observou.

A coordenadora do Programa de Educação do Trabalho (PET) e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da Universidade Federal da Paraíba, Rossana Souto Maior, disse que a parceria é de fundamental importância para o aprimoramento do aprendizado do aluno e também serve para reforçar o vínculo, o intercâmbio de informações e conhecimentos entre o Governo do Estado e as instituições de ensino. “Esses estágios e pesquisas irão ajudar o profissional de saúde no seu trabalho diário, pois eles terão a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da rede SUS e com isso quem vai ganhar é o usuário, que todos os dias procura atendimento nos serviços de saúde”, destacou Rossana.

Outra parceira do Governo do Estado nos convênios é a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. A coordenadora de curso de Medicina da unidade de ensino, Emília Pessoa, enfatizou que o convênio vai aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde no que diz respeito à prática. “Esse convênio vai possibilitar a construção de um processo permanente de conhecimentos, informação, educação e troca de experiência onde quem sairá ganhando é o usuário. O Governo do Estado está de parabéns por mais essa iniciativa nas áreas de educação e saúde”, reforçou.

Clique aqui e veja a Lista das unidades de ensino que assinaram o convênio.