Fale Conosco

5 de dezembro de 2013

Governo finaliza preparativos para I Semana Náutica da Paraíba



Os preparativos para a I Semana Náutica da Paraíba, que começa neste domingo (8), estão em ritmo acelerado. Um dos eventos que fazem parte da programação da Semana Náutica e que já está com ampla lista de inscritos é a I Semana da Ciência no Mar (Secimar), que trará workshops, palestras e mesas redondas para debater o desenvolvimento tecnológico da pesca e navegação. Mais de 100 pessoas já se inscreveram na I Secimar e a expectativa é que o número de inscrições aumente ainda mais neste fim de semana.

A I Semana Náutica da Paraíba é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a PBTur, IFPB e representantes do setor náutico no Estado. O evento acontecerá de 8 a 15 de dezembro, no litoral de João Pessoa, Cabedelo e Lucena e reunirá as diversas modalidades náuticas em uma única semana, de jet ski à pesca de arremesso, passando por workshops e palestras.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da Semana da Ciência e do Mar e coordenador do Programa Sagres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), Ticiano Alves, a previsão é que o evento chegue a 150 pessoas inscritas em workshops, palestras e mesas redondas e uma rotatividade de mais de 200 pessoas na Exposição Náutica. A Exposição Náutica faz parte da I Secimar e também ocorrerá no Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima do IFPB. “Nela as pessoas irão poder ter um contato visual mais próximo com diversos itens náuticos e das pescas industrial e artesanal”, explicou. A Exposição Náutica é feita em parceria com a Capitania dos Portos da Paraíba.

A I Secimar é uma realização do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima do IFPB, em parceria com o Governo do Estado. O objetivo é promover um conjunto de ações com temas relevantes para o desenvolvimento tecnológico das ciências do mar, dos recursos pesqueiros marítimos e dos setores portuários e do turismo náutico. O evento também vai debater sobre as legislações aquaviárias e a segurança na navegação, bem como contribuir com estratégias econômicas para a preservação ambiental marítima e com a exploração sustentável dos recursos marinhos.

A programação da I Secimar conta com sete workshops de áreas que vão desde a navegação eletrônica com o uso dos tablets às diversas possibilidades de beneficiamento do marisco; cinco palestras com temas ligados à segurança da navegação amadora, Lei de Modernização dos Portos, importância da preservação do Patrimônio Histórico Subaquático, importância dos artefatos matemáticos na navegação marítima e conhecendo o projeto Pescando Sonhos; três mesas-redondas (Projeto Extremo Oriental das Américas, Pesca Sustentável e Construção de Píeres na Paraíba); exposição náutica com diversos itens náuticos e das pescas artesanal e industrial; e diversas ações de cidadania do Projeto Pescando Sonhos, tendo como ênfase exames médicos, retiradas de documentação, balcões de informações (INSS, banco, Previdência…) e apresentações culturais.

Enfim, a I Secimar dá a I Semana Náutica da Paraíba um caráter tanto acadêmico como social. O envolvimento do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima do IFPB, que também faz parte do Comitê Náutico da Paraíba, através desse evento, é um passo importante para o desenvolvimento do setor náutico paraibano, a exemplo do que acontece com escolas técnicas em outros países”, afirmou Ticiano Alves.

Programação e inscrições – A Semana Náutica começa no dia 8 de dezembro, com a entrega dos kits para todos os inscritos, de acordo com a atividade escolhida. As inscrições vão até o sábado, dia 7 de dezembro e podem ser feitas na PBTur ou na Associação Náutica, que está localizada no Iate Clube da Paraíba, no bairro do Bessa. Para cada atividade será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 50, segundo os organizadores. 

Domingo (8) – Passeio de Jet Ski

11h, saída entre Sport Marina e Marina Formosa

Informações sobre inscrições: 9981-6349.

Segunda-feira (9) - Oficinas sobre manutenção preventiva de motores de popa no Jacaré Marina Clube, com uma palestra de Marcelo Dorck e Maurício Dias, da Yamaha do Brasil.

Informações sobre inscrições: falar com José Odilon, pelo fone 9305-6575.

Terça-feira (10) – Abertura da I Secimar

Informações sobre inscrições: www.rumomagnetico.com ou na sede do CRPNM/IFPB: Avenida Duque de Caxias, s/n – Bairro Centro, Cabedelo / PB (próximo ao Teatro Santa Catarina) .

Quinta-feira (12) – Atividade Cultural em comemoração ao aniversário de Cabedelo

17h, na praia do Jacaré

Sexta-feira (13) – Inscrições do 1º Aberto Náutico de Pesca de Arremesso da Paraíba

No Clube Amador de Pesca de Cabedelo, o dia todo

Informações sobre inscrições: 9979-0524

Sábado (14) – Visitação ao navio de patrulha oceânica Araguari da Marinha do Brasil

14h às 17h, no Porto de Cabedelo

Regata Hobie Cat 14 e 16, Lazer, Prancha (1º dia)

11h, saindo do Iate Clube da Paraíba até a praia do Jacaré

Contato: 9982-1885

Regata de Kitesurf (1º dia)

10h30, saindo da escola de Kitesurf Bodete até a praia de Intermares

Contato: 9154-2914

Apresentação do grupo Chorinho do Caps-AD de Cabedelo

17h, na praia do Jacaré

Domingo (15) – Visitação ao navio de patrulha oceânica Araguari, da Marinha do Brasil

14h às 17h, no Porto de Cabedelo

1º Aberto Náutico de Pesca de Arremesso da Paraíba

6h, na praia do Macaco

Torneio de Pesca Embarcada

10h às 14h, no Rio do Ibama, no Jacaré

Passeio Ecológico

11h às 14h, saindo de Areia Vermelha até a prainha em Lucena

Regata Hobie Cat 14 e 16, Lazer, Prancha (2º dia)

11h, saindo da praia do Jacaré até Iate Clube da Paraíba

Regata de Kitesurf (2º dia)

10h30, saindo da escola de Kitesurf Bodete até a praia de Intermares

Travessia Dia do Marinheiro

10h, na praia de Ponta de Matos

Contato: Kalyne Dantas 3241-2805