Fale Conosco

8 de julho de 2009

Governo faz série de reuniões com BNDES para modernização do setor produtivo do Estado



Começa nesta quarta-feira (8) uma série de reuniões programadas pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para implantar o PMAE. O programa aporta linha de apoio no valor total de R$ 10 milhões – com 10% de contrapartida – para o fortalecimento da capacitação operacional normativa e tecnológica do estado.

No quesito modernização tecnológica, o carro chefe para a Paraíba é a integração do Estado através de fibra ótica. O processo já vem sendo instalado em Campina Grande e é estudada sua ampliação para João Pessoa. Com o processo pretende-se modernizar a comunicação interna e baratear custos.

Também serão discutidos nas reuniões a modernização de vários dos arranjos produtivos locais, como a caprinocultura, a ovinocultura, a cachaça, a fruticultura, a bovinocultura, a floricultura, a mineração, o setor de calçados, agroenergia e artesanatos. Os arranjos produtivos locais são definidos como conjuntos de atores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

A primeira fase das reuniões irá formatar a política para a modernização dos diversos arranjos produtivos do Estado. Numa segunda fase será feito o contato com os produtores. O programa deverá abranger a modernização das áreas de Saúde, Educação e Segurança. 

Nestas reuniões vão ser construídos os pontos temáticos trabalhados no futuro pelo comitê gestor do PMAE. A idéia é que, com base no planejamento estratégico proposto pela Seplag, venha a ser construído o desenvolvimento integrado do Estado, assim como o Plano de Reconstrução da Paraíba 2009/2010 e o Plano de Desenvolvimento do Estado 2011/2025, além da modernização do planejamento e gestão e capacitação tecnológica no contexto do plano integrado.

A reunião – A reunião, marcada para às 15h30 desta quarta-feira na Secretaria do Planejamento, contará com a presença do secretário Ademir Alves de Melo, do chefe do Departamento Regional Nordeste do BNDES, Paulo Ferraz Guimarães, e da economista da Secretaria de Arranjos Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Local do BNDES, Cristina Lemos.

A reunião deverá formar um comitê gestor da política e planejamento para a gestão da modernização da produção da cachaça na Paraíba. Participam da discussão, além da Seplag, órgãos como a Sedap (Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca), Sectma (Secretaria de Ciência e Tecnologia) e Setde (Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico). A governança do comitê caberá a Seplag.

Paulo Dantas, da Secretaria de Planejamento e Gestão