João Pessoa
Feed de Notícias

Governo faz parceria com municípios para criar rede de escolas técnicas

segunda-feira, 21 de março de 2011 - 13:17 - Fotos: 

A Secretaria de Educação do Estado fará parcerias com os 223 municípios para enfrentar o analfabetismo entre jovens e adultos e para criar uma rede de escolas técnicas na Paraíba, aproveitando a experiência das universidades públicas.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) pelo secretário Afonso Celso Scocuglia, que proferiu palestra pela manhã, na abertura do Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Paraíba. O evento ocorrer no Auditório do Centro de Tecnologia Educacional Profº Severino Loureiro (antigo Museu Vivo da Ciência), em Campina Grande.

A parceria com os municípios faz parte do projeto de implantação das escolas técnicas, como garantiu o governador Ricardo Coutinho (PSB) na última sexta-feira (18), na inauguração do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) no município de Picuí.

“Não dá para fazer uma educação sozinho, isoladamente. Uma das nossas prioridades é enfrentar o analfabetismo de jovens e adultos. Vamos trabalhar em parceria com os municípios, igrejas, entidades, universidades e até com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra”, enfatizou Scocuglia.

Quanto às redes de escolas técnicas, inicialmente a Secretaria quer criar 15 nas diversas regiões do Estado, em parceria com o Ministério da Educação. Afonso Celso ainda assegurou que vai atuar em sintonia com a Undime. Para isso, ele propôs a realização de um Congresso de Educação para o primeiro semestre deste ano com a entidade e todos os secretários municipais.

O evento teve ainda palestras com equipes do INEP/MEC e da Fundação Itaú Social, que apresentaram aos participantes do fórum questões importantes, tais como: transporte escolar, recursos federais, projetos educacionais, concursos e convênios, entre outros assuntos. Também foram entregues kits escolares aos secretários.

Já no período da tarde, serão realizadas as eleições para nova diretoria executiva da Undime/PB. A nova direção responderá pela entidade durante o biênio 2011-2013, os representantes eleitos tomaram posse no mesmo dia do evento.