João Pessoa
Feed de Notícias

Governo faz oficina de design para artesãs de Gurjão

quinta-feira, 19 de novembro de 2009 - 12:36 - Fotos: 

O Governo do Estado, através do Programa de Artesanato Paraibano, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e com apoio do Sebrae, está realizando, a partir desta quinta-feira, 19, e até o final de novembro, uma oficina de design para as artesãs do grupo “Retalhos do Cariri”, da cidade de Gurjão, a 179 k, da Capital.

A oficina será ministrada pelo designer e consultor de artesanato Manoel Telles, formado em Campina Grande e atualmente mestrando da Universidade Federal de Pernambuco, que fará uma intervenção no design dos trabalhos desenvolvidos por aquelas artesãs.

O artesanato tradicional da cidade de Gurjão é a tapeçaria, onde os bordados coloridos em lã de carneiro formam tapetes e painéis com bordas de trançados em sisal com imagens das paisagens do semi-árido paraibano, de bodes, cabras, cactos, sol escaldante, características do cotidiano de sua gente.

Com esta intervenção as artesãs farão uma melhoria no produto cujos protótipos serão reproduzidos em série até dezembro para serem comercializados no XI Salão de Artesanato Paraibano que ocorrerá em João Pessoa, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, de 17 de dezembro a 17 de janeiro.
 
Este trabalho ora produzido pelas artesãs do grupo Retalhos do Cariri vai inclusive ilustrar o salão de entrada do Salão que nesta edição do verão vai homenagear a tipologia fibras, daí seu tema ser “Mãos de Fibra”.

Goretti Zenaide, do Programa de Artesanato Paraibano