João Pessoa
Feed de Notícias

Governo faz balanço da política educacional do Estado em Campina Grande

sexta-feira, 19 de julho de 2013 - 17:31 - Fotos: 

A secretária de Estado da Educação Márcia Lucena cumpriu agenda administrativa nessa quinta-feira (18), na cidade de Campina Grande. Na ocasião, a secretária, acompanhada da gerente Regional de Educação, Terezinha Figueiredo, concedeu entrevista a diversos veículos de comunicação e fez um balanço da política educacional que está sendo desenvolvida no Estado da Paraíba.

Foram abordados projetos e programas do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, instituído em 2011 pelo governador Ricardo Coutinho, assim como as necessidades da comunidade escolar. Falando dos Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor, lançados no último dia 8 de julho, a secretária adiantou que até o momento já haviam efetuado a inscrição 2.517 professores, para apresentarem seus projetos e concorrerem ao 14º salário.

Na ocasião, também foi divulgado o Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, que este ano selecionou 170 projetos na área da educação, destinando 41,5 milhões em recursos e beneficiando municípios de todo o Estado com reformas e ampliações de escolas municipais, além da construção de 29 unidades para suprir a necessidade dos municípios.

O objetivo da visita a Campina Grande foi o acompanhamento e divulgação das atividades desenvolvidas pela SEE ao público campinense e de municípios adjacentes. “É por meio da educação que o Estado precisa se desenvolver, integrando e possibilitando a melhoria dos índices sociais de cada região”, lembrou Márcia Lucena. A secretária também visitou a Universidade Estadual da Paraíba, onde foi recebida pelo reitor Rangel Júnior e firmou parcerias que incentivam a relação entre a Educação Básica e a Educação Superior no Estado.

Uma das novidades anunciadas foi a instalação de um dos polos da Equipe de Manutenção da SEE em Campina Grande. De acordo com Márcia Lucena essa equipe fica responsável pela realização de pequenos reparos, nas unidades escolares. A Secretaria da Educação conta com três polos de manutenção instalados em João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Outra novidade anunciada pela secretária foi a transferência da sede da 3ª Gerência Regional de Educação, que hoje funciona em prédio alugado, para o prédio do antigo Fórum Afonso Campos, localizado na Rua Floriano Peixoto, Centro de Campina Grande, após serem realizados alguns reparos pela equipe de manutenção. “Agora haverá um local adequado para atender a comunidade escolar de Campina Grande e dos municípios circunvizinhos jurisdicionados pela 3ª GRE”, destacou a secretária.