João Pessoa
Feed de Notícias

Governo estimula debate sobre agroecologia no Território da Borborema

sexta-feira, 26 de maio de 2017 - 16:32 - Fotos: 

Agroecologia em foco no Território da Borborema é o tema do seminário que será realizado pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater), nesta terça-feira (31), no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, cujo objetivo é fortalecer o Núcleo de Agroecologia da Estação Experimental da Emepa no município,  e o processo de transição agroecológica daquele Território, a partir de debates e da construção participativa entre instituições governamentais, sociedade civil e agricultores familiares.  O evento começa às 8h, com acolhida aos participantes e uma exposição de produtos da agricultura familiar.

Conforme a programação, após a abertura terão início as palestras e debates, seguidos de relatos de experiências bem sucedidas de produção agroecológica por agricultores familiares. A primeira palestra, sob o tema Articulação de políticas públicas agroecológicas para agricultura familiar será proferida pelo pesquisador da Embrapa, Marenilson Batista. Em seguida, Shirleyde Alves, da UFPB, falará sobre Importância e tendências da agroecologia na segurança alimentar. Para encerrar as palestras na parte da manhã, o extensionista Ricardo Farias, da Emater–GU, abordará o tema Metodologia de produção de orgânicos, relatando experiências do projeto Algodão Paraíba.

À tarde, as palestras começam com apresentação dos projetos agroecológicos CNPq/citros e hortaliças, proferidas por Ivonete Berto Menino e João Felinto, ambos da Emepa. O tema seguinte, Manejo agroecológico e problemas fitossanitários na agricultura, será ministrado por Elida Correa Barbosa, da UFPB. Encerrando o evento, a última palestra sobre Certificação e comercialização de produtos orgânicos será proferida pelo técnico Manoel Mota, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com a coordenação do evento, o seminário faz parte dos projetos Fortalecimento do Núcleo Agroecológico para hortaliças no Território da Borborema, e Geração e transferência de tecnologia para o cultivo agroecológico de citros no Agreste paraibano, sob coordenação, respectivamente, do pesquisador e engenheiro agrônomo João Felinto dos Santos  e  da engenheira agrônoma Ivonete Berto Menino, da Emepa. Esses projetos foram contemplados na chamada MDA/CNPq número 38/2014, Apoio a projetos de constituição e fortalecimento de Núcleos de Agroecologia nas instituições públicas de pesquisa agropecuária (OEPAS e Embrapa). Tem como público alvo técnicos de instituições de pesquisa e extensão rural, professores, estudantes e agricultores familiares.

São parceiros do seminário que reflete o processo de transição agroecológica já vivenciado no Território da Borborema, o Mapa, a UFPB/Nera, a Comissão da Produção Orgânica do Estado da Paraíba (Cporg) e a Cooperativa de Projetos e Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda (Coopacne).