João Pessoa
Feed de Notícias

Governo estimula controle natural de pragas em plantações de hortaliças e frutas na Paraíba

sexta-feira, 10 de maio de 2013 - 15:49 - Fotos: 

Buscando estabelecer níveis de controle compatíveis com as exigências do mercado consumidor sem agredir ao meio ambiente, o Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, desenvolve ações de combate às pragas e doenças de culturas diversas, com o uso de práticas ecologicamente corretas.

Orientado pelos técnicos da Emater, o agricultor Severino Bernardo da Silva, da comunidade Pindoba, município de Capim, região administrativa de João Pessoa, já controlou a infestação da doença antracnose que quase dizimou seu plantio de mais de um hectare de mamão.

A antracnose, segundo os extensionistas, acarreta manchas necróticas, queima e queda de flores, podridão e queda dos frutos, causando sérios prejuízos na produção.

Para evitar a contaminação de outras unidades produtivas de fruteiras e hortaliças no município, a Emater reuniu dezenas de agricultores familiares para ensinar todo o processo da “calda bordalesa”, um fungicida feito à base de sulfato de cobre, cal virgem e água. Ela age na planta impedindo doenças fúngicas tipo ferrugem, antracnose, manchas foliares e tem efeito repelente contra pragas. Além de ser um fungicida alternativo e fornecer cálcio e cobre às plantas, seu uso é permitido na prática da agricultura orgânica.

Os extensionistas Ednete Vieira, Jamaci Vasconcelos Aguinaldo Marques e Osório Vieira, conduziram a demonstração da calda bordalesa. O agricultor Severino da Silva é fornecedor de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).