João Pessoa
Feed de Notícias

Governo estimula agricultura familiar com participação em feira gastronômica

segunda-feira, 15 de maio de 2017 - 18:14 - Fotos:  Cláudia Belmont

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), participou, nos dias 12 e 13, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, da Feira Gastronômica que deu início ao Festival Brasil Sabor 2017, evento que terá continuidade nos restaurantes inscritos com um circuito gastronômico do dia 15 de maio até o dia 4 de junho e que é reconhecido nacionalmente.

Na exposição os visitantes puderam dispor dos produtos como hortaliças, mel, polpa de frutas, entre outros. Participaram do evento 15 empreendimentos da Agricultura Familiar e Artesanatos de várias regiões do Estado, grupos que são assessorados pela Sesaes. Na ocasião, foi realizada uma rodada de negócios entre 10 grupos da Economia Solidária e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) as cooperativas presentes, apresentaram seus produtos e se disponibilizaram para comercializar em novos mercados privados da rede de restaurantes e bares de João Pessoa.

Para a executiva Ana Paula Almeida, a feira da Abrasel foi considerada um espaço estratégico para visibilidade da política da Economia Solidária e para ação do cooperativismo no nosso Estado. “È uma ação em rede que se efetiva para que possamos ampliar esses mercados, foi uma das melhores feiras no tocante a venda de produtos, e a participação dos pessoenses que prestigiaram as ações de feira tanto de alimentação, como também dos empreendimentos solidários, aprovando os produtos.”

Segundo Kaellyne Aires de Alencar, cooperada, gerente financeira e administrativa da Copaf, “a feira foi uma grande oportunidade que as cooperativas da agricultura familiar tiveram para mostrar seus produtos e sua produção. Muita gente nem imagina o que a Paraíba produz dentro da agricultura familiar, então foi importante o espaço para expor para potenciais clientes. Foi um grande passo pra gente.”