João Pessoa
Feed de Notícias

Governo estimula acesso de agricultores familiares às políticas públicas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 - 17:23 - Fotos: 
Buscando ampliar o acesso dos agricultores familiares paraibanos às políticas públicas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) promoverá na segunda (14) e terça-feira (15) dois importantes eventos ligados à agricultura familiar no município do Conde e em João Pessoa. Os encontros são realizados em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

O primeiro encontro acontece na segunda-feira, a partir das 8h, na pousada Enseada do Sol, no Conde. É um intercâmbio estadual com Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para socializar experiências do PNAE com técnicos das 15 regiões administrativas da Emater no Estado. Integra ainda a pauta da programação, debates e estratégias de articulação de políticas públicas de organização da produção sustentável.

Na terça-feira, será realizado, no auditório da Companhia do Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Cinep), na Capital, um seminário estadual sobre o acesso da agricultura familiar ao PNAE. O evento contará com 80 participantes, sendo 30 agentes de ATER e 50 representantes de diversas instituições parceiras, dentre elas Conab, Incra, Senai, Projeto Cooperar, Fetag, Empasa, Banco do Nordeste e Secretaria Estadual de Educação. Após a abertura, prevista para as 8h, entram em debate a execução do PNAE em 2010 e perspectivas e desafios para 2011. Os trabalhos serão coordenados pela Sedap, MDA, Secretaria de Educação e Emater.

A abertura dos dois encontros terá a participação da diretoria colegiada da Emater – representada pelo diretor-presidente Geovanni Medeiros e os diretores técnico e administrativo Erasmo Lucena e Francionildo de Araújo – e também do delegado do MDA, Antônio Silva; do secretário da Sedap, Marenilson Batista; do secretário da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo de Araújo; secretário executivo da Agropecuária, Rômulo Araújo Montenegro e representações de outras autoridades envolvidas direta e indiretamente com a execução do PNAE no Estado.