João Pessoa
Feed de Notícias

Governo Estadual e Embrapa Algodão discutem parcerias para Agricultura

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 - 18:29 - Fotos: 
O Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa-PB) serão parceiros em projetos para melhorar a agricultura paraibana. O secretário Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista da Silva, recebeu no início da semana, em seu gabinete, uma equipe da Embrapa Algodão para alinhar futuras parcerias.

Durante a reunião, o secretário destacou que um dos principais desafios do novo governo é promover uma maior integração entre as instituições voltadas para a agricultura no Estado, envolvendo as empresas vinculadas. São elas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa), Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) e Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa). “Nossa prioridade na secretaria é unificar as ações e projetos com todas as vinculadas e secretarias do novo Governo”, declarou.

Prioridades da Sedap – O secretário Marenilson Batista também destacou vários pontos que serão prioridades da Sedap, entre elas estão: promover a conservação dos solos do Estado e estimular a produção de alimentos saudáveis e a maior produtividade da agricultura paraibana. Para isso, a Secretaria pretende estreitar a parceria com a Embrapa Algodão em projetos desenvolvidos pela Unidade como o “Manejo e conservação de solos cultivados do Estado da Paraíba”, que teve início no ano passado e será ampliado em 2011, com o financiamento do CNPq. Outro ponto tratado foi como os dois órgãos podem contribuir com a demanda do setor canavieiro intercalando a plantação com o amendoim.

Durante a reunião, foi sugerida pelo secretário da Sedap, a realização de workshops, promovidos pelo Governo do Estado e Embrapa para o segundo semestre deste ano, envolvendo as instituições de pesquisa do Estado, como a Emepa, Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa) e as universidades paraibanas. O objetivo é apresentar as principais contribuições de ciência e tecnologias disponíveis na Paraíba e como elas podem contribuir para melhorar a agricultura no Estado. Além disso, os workshops devem capacitar os produtores para a utilização dessas tecnologias no campo.

Nova reunião será realizada no próximo mês de março entre a equipe da Embrapa e a Sedap, com o objetivo de identificar os principais entraves para o desenvolvimento da cotonicultura e do cultivo da mamona para a produção de biodiesel no Estado.

O encontro contou com a presença do chefe geral da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão; o chefe de Comunicação e Negócios, Odilon Reny Ribeiro; o supervisor de Comunicação e Negócios, Waltemilton Cartaxo; e o pesquisador José Janduí Soares.