João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega unidade do Água Doce em Amparo, nesta quinta-feira

quarta-feira, 21 de outubro de 2009 - 15:06 - Fotos: 
A responsabilidade social é uma das metas da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa). Por isso, o órgão tem incentivado atividades que permitam a geração de emprego e renda. Na 1ª Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, que será inaugurada pelo Governo do Estado no município de Amparo, nesta quinta-feira (22), a estatal é uma das instituições parceiras e disponibiliza capacitação profissional e o fornecimento de alevinos.

Essas ações, conforme o presidente da Empasa, Germano Targino, vão garantir o sucesso do programa na região. Ele entende que o manejo e o conhecimento técnico em piscicultura são fundamentais para a rentabilidade e o desenvolvimento da cultura.

Água de qualidade – A primeira Unidade Demonstrativa do Estado, localizada no município de Amparo, a aproximadamente 280 quilômetros de João Pessoa, busca fornecer água de qualidade para 29 famílias, o que corresponde a aproximadamente 150 pessoas da comunidade do agrupamento fundiário da Fazenda Mata, que não tinham acesso a água potável.

Com recursos da Fundação Banco do Brasil (FBB), a unidade do Programa Água Doce vai possibilitar que 50% da água salobra ou salgada sejam transformados em água doce para consumo. Os outros 50% seriam colocados em tanques para a criação de peixe da espécie tilápia.

Irrigação e ração – O coordenador estadual da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) do Estado da Paraíba, Isnaldo Costa, informa que em um terceiro tanque será armazenada a água enriquecida com dejetos produzidos pelos peixes, para irrigação de uma planta forrageira de origem australiana (atriplex), que vai servir como ração para ovinos e caprinos da região.

Ele garante que a Unidade Demonstrativa vai mostrar a toda a região, a alta sustentabilidade do programa em fornecer à população água de qualidade, além de peixe para a alimentação.

Adriana Saito, da Assessoria de Imprensa da Empasa