João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega palma resistente à Cochonilha para agricultores de Pombal

segunda-feira, 15 de abril de 2013 - 14:40 - Fotos:  Secom-PB

O governo do Estado, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), promove a partir das 9 horas desta quarta-feira (17), na cidade de Pombal, a entrega de 45 mil raquetes de palma resistente à Cochonilha do Carmim aos agricultores familiares criadores do município.

O evento dá prosseguimento ao Programa de Distribuição de Palma Resistente do Governo do Estado, cujo objetivo é controlar a incidência da praga da cochonilha do carmim que, aliada à seca, tem causado sérios prejuízos para a agropecuária paraibana.

De acordo com o coordenador regional da Emater de Pombal, Leonar de Sousa, as raquetes de palma vão beneficiar os municípios de Cajazeirinhas, Condado, Coremas, Lagoa, Paulista, São Bentinho, São Domingos de Pombal, Vista Serrana e Pombal.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e Pesca Marenilson Batista,  a intenção do Governo é distribuir 4,5 milhões de raquetes nesse primeiro semestre. Para a segunda etapa, que ocorrerá no segundo semestre, a previsão de entrega é de mil raquetes por agricultor, junto com insumos e equipamentos de irrigação, elementos indispensáveis à boa condução e produção da palma semente, num ambiente de estiagem prolongada.

O secretário adiantou que os 83 pontos de multiplicação, a serem instalados na Paraíba, vão gerar 13 milhões de raquetes resistentes à cochonilha.

De acordo com o calendário de distribuição da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca nesta semana, além de Pombal, serão entregues raquetes de palma nos municípios de Catolé do Rocha, Guarabira e Itabaiana.