João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega mudas de plantas frutíferas para agricultores familiares

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016 - 12:39 - Fotos:  Secom-PB

As quatro comunidades rurais integrantes do Projeto Ecoprodutivo, idealizado e executado pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Sedap, vão receber 13,5 mil mudas frutíferas e florestais durante este ano. As mudas são produzidas na Estação Experimental Cientista José Irineu Cabral, da Emepa-PB e na Universidade Federal de Campina Grande, em Patos, com supervisão do presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães.

Segundo a Coordenadoria de Produção Vegetal e Arranjos Produtivos Locais da Emepa, serão 8.475 frutíferas das espécies cajueiro, goiabeira, gravioleira, jaqueira, maracujazeiro, pinheira e umbuzeiro. Quanto às mudas florestais, no total de 5.022, são angico, baraúna, craibeira, catingueira, juazeiro, jucá, mulungu, sabiazeiro e tambor.

A diversificação dos espaços agrícolas com especiais frutíferas contribui para manter a agricultura familiar no contexto de mercado, cada vez mais competitivo, fortalecendo a propriedade rural em diferentes atividades como fonte de renda e manutenção da família, explicou a coordenadora do Projeto Ecoprodutivo Ivonete Berto Menino.

Ela explicou que as demandas apontadas para o Projeto Ecoprodutivo pelo Diagnóstico Rural Participativo (DRP) cumprem o cronograma do Plano de Ação para 2016. A pesquisadora explicou que o cultivo dessas frutíferas, além de ser uma alternativa econômica, pretende contribuir para a melhoria da qualidade na alimentação da família rural, tornando-se uma atividade viável e prazerosa pela boa parte dos produtores rurais.

Também serão distribuídas mudas florestais, especificamente as que se adaptam na região para a revegetação das nascentes e matas ciliares. Visando dessa forma, a exploração sustentável com frutíferas, como também, a preservação das fontes hídricas, contribuindo para o processo de revitalização social, econômica e ambiental dos espaços agrícolas.