João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega mudas de frutíferas a agricultores de Matureia

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014 - 12:05 - Fotos:  Secom/PB

Agricultores cadastrados pela Empresa de Assistência e Extensão Rural da Paraíba (Emater) em Matureia foram beneficiados, nessa quinta-feira (20), com mudas de árvores frutíferas. A ação contou com a parceria da Prefeitura Municipal e da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), visando recompor o plantio nas comunidades rurais destruído pela estiagem nos últimos três anos.

O longo período de estiagem afetou grande parte das árvores frutíferas, como o cajueiro, o pinheiro e a mangueira. Segundo dados da Emater local, cerca de 60% dessas plantas foram dizimadas. O extensionista da Emater Paraíba, Hildenêr Lucena da Costa, que coordena a ação, disse que o objetivo principal é a revitalização das culturas frutíferas, tendo em vista que nos últimos três anos de estiagem mais de 70% das frutíferas como pinha, manga, jaca, graviola, acerola, laranja, foram afetadas.

Nesta primeira etapa, foram cadastrados agricultores de 19 associações. A distribuição foi programada em duas etapas: a primeira nessa quinta-feira, quando os agricultores receberam 2.200 mudas de caju e 230 de goiaba, e a segunda na primeira quinzena de março, com a entrega de mais 2.800 mudas de caju, 770 de goiaba e 3.000 de maracujá. O objetivo é ajudar os agricultores a repor as árvores perdidas, a exemplo da agricultora familiar Maria do Socorro Pereira da Cruz, que em sua propriedade na comunidade São José de Belém, os cajueiros não resistiram à escassez de água. “Quero repor as plantas perdidas e vou usar essas mudas para produzir as sementes”, explicou.

Na oportunidade, o técnico e extensionista da Emater, Hildenêr Lucena, repassou orientações para os beneficiários sobre como manejar as mudas para fazer o plantio, destacando que a região ainda se encontra em condições adversas pela falta de água. Ainda de acordo com o técnico, será realizada uma segunda etapa de distribuição, quando serão acrescentadas mudas de maracujá.

Segundo o chefe de Gabinete de Matureia, Álvaro Dantas, é de interesse da Prefeitura Municipal tornar a agricultura uma das prioridades da gestão, assim como a educação e a saúde. “A agricultura tem sido prioridade na tentativa de conseguir que o campo seja produtivo, apesar da importância dos benefícios como o Bolsa Família e a agricultura, também são necessárias ações que tornem a pessoa produtiva, e essa ação conjunta com a Emater é só mais uma delas”, destacou.