João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega mais 718 casas populares até o final de março

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 - 17:02 - Fotos: 

Até o final do próximo mês de março, mais 718 casas populares deverão ser entregues pelo Governo do Estado por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). Ao todo foram investidos R$ 2 milhões e 80 mil, recursos provenientes de parceria entre os governos federal, estadual e municipais, beneficiando 3.590 pessoas em 15 municípios paraibanos. 

O projeto é parte integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a presidente da Cehap, Socorro Gadelha, as construções são dotadas de infraestrutura básica (água, luz e solução de esgotos), com terrenos legalizados e o entorno dos empreendimentos com condições de vivência. “Os projetos já são elaborados incluindo equipamentos comunitários suficientes para atender a demanda que está chegando (escolas, praças, posto de polícia, posto de saúde etc.)”, ressaltou.

Segundo ela, o Plano Habitacional do Governo do Estado envolve os 223 municípios. “Atualmente, os projetos em andamento, sejam em construção ou em processo licitatório, beneficiam em torno de 150 municípios”.

Socorro Gadelha destacou que no momento, com foco para 2010, a Cehap está trabalhando em três programas principais: Pró-Moradia, Minha Casa-Minha Vida e Casa e Cidadania. “Essa política tem com pressuposto envolver todos os programas sociais, voltados à construção e reforma de casas populares e atende a pessoas com renda familiar de zero a 10 salários mínimos”, afirmou.

Ela acrescentou que a Cehap realiza um trabalho social com as famílias contempladas com as casas, fazendo o acompanhamento antes da construção até o pós ocupacional. Socorro Gadelha afirmou que as casas são entregues aos seus próprios donos, sendo proibida qualquer tipo de transferência ou negociação.

Ana Lustosa, da Secom-PB