João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega kits de informática a Conselhos Tutelares de 25 municípios

terça-feira, 23 de outubro de 2012 - 15:00 - Fotos:  Mariana Aires/Sedh

Conselhos Tutelares de 25 municípios paraibanos receberam kits de informática contendo um computador completo e impressora. Os equipamentos foram entregues pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) a representantes dos municípios, nessa segunda-feira (22), na Casa dos Conselhos, em João Pessoa.

Por meio de convênio com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, a Sedh distribuía os kits aos Conselhos Tutelares para que eles pudessem utilizar de forma efetiva o Sistema de Informação para Infância e Adolescência. Encerrado o convênio, com a entrega de 192 kits, a Sedh manteve o compromisso de fortalecer a política de atendimento à criança e ao adolescente e adquiriu mais 27 equipamentos, totalizando 219 Conselhos Tutelares contemplados em 217 municípios da Paraíba.

A coordenadora da instituição, Mayara Martins, explicou que os equipamentos levarão agilidade e fortalecerão a política de atendimento à criança e ao adolescente. Segundo ela, com a implantação do Sistema Nacional de Dados (Sipia), a partir do próximo ano será feito o lançamento de todos os registros de fatos e acontecimentos nos Conselhos Tutelares, em um sistema único de informática que possibilitará a visualização dos principais problemas diagnosticados em cada município. “Assim, os gestores públicos poderão identificar e apurar, de forma objetiva, as denúncias de violação dos direitos da criança e do adolescente, que incluem maus tratos, exploração sexual e trabalho escravo”, disse.

Para o conselheiro tutelar Francisco Franco, da cidade de Tacima, na região agreste do Estado, o equipamento vai facilitar o entendimento das suas funções, além de ajudar a funcionalizar o trabalho: “É um equipamento importante para que possamos implantar o Sipia e otimizar as nossas atividades, atendendo aos anseios da população”.