João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega hospital para atender 168 mil pessoas na região de Pombal

sexta-feira, 4 de julho de 2014 - 09:22 - Fotos:  José Marques/ Secom-PB

A região de Pombal conta agora com novas estruturas do Hospital Regional Senador Rui Carneiro, que ganhou 44 novos leitos, sendo seis de UTI. A reforma e a ampliação do hospital e maternidade foram entregues, na manhã desta quinta-feira (3), pelo governador Ricardo Coutinho e pelo secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, e contou com a presença da prefeita de Pombal, Polyana Dutra, da primeira dama do Estado, Pâmela Bório, e prefeitos da região.

O Governo do Estado investiu R$ 10 milhões na reforma e ampliação do hospital e na aquisição de modernos equipamentos para a realização de procedimentos de alta complexidade nas áreas de ortopedia, obstetrícia e cirurgias. O novo hospital beneficiará 168 mil habitantes dos municípios de Pombal, Cajazeirinhas, Condado, Lagoa, Paulista, Pombal, São Bentinho, São Domingos de Pombal, Vista Serrana e suporte para a região de Catolé.

O governador Ricardo Coutinho considerou um dia especial para a saúde pública da Paraíba, principalmente de Pombal, que conta agora com UTI para atendimentos de casos de urgência e emergência. “Esse é um hospital com equipamentos novos e modernos, três salas de cirurgia, cento obstétrico e UTI que vai evitar que o paciente dessa região, em caso de urgência, seja transferido para Patos ou Campina Grande”, ressaltou.

Ricardo Coutinho fez uma avaliação positiva da saúde pública do Estado, com a abertura de 844 novos leitos em hospitais públicos, inauguração de 17 hospitais entre novos, reformas e ampliação e a conclusão de três Unidades de Pronto Atendimento – UPAs. “Os serviços de alta complexidade estão sendo descentralizados com a inauguração dos hospitais de Monteiro, Mamanguape e Pombal e serão atingidos 980 leitos até o final do ano com a inauguração do Hospital Regional de Picuí e o Centro de Oncologia de Patos”, explicou.

O secretário de Saúde do Estado, Waldson Souza, informou que o hospital regional de Pombal está pronto para atender 168 mil habitantes da região que necessitavam de um serviço de alta complexidade. “Somente aqui são 44 novos leitos, sendo seis de UTI, que representavam o grande gargalo da saúde pública, pois estava concentrado nos hospitais de Trauma de Campina e João Pessoa e que hoje está em Patos, Monteiro, Mamanguape e Pombal”, comentou.

A prefeita de Pombal, Polyana Dutra, afirmou que uma vida não tem preço e o município conta agora com um hospital moderno, equipado e com UTI. “Só quem sabe o valor disso é uma pessoa acidentada que precisou ir numa ambulância para Patos ou até Campina Grande em busca de um leito de UTI ou os familiares que perderam seus parentes pela demora no trajeto”, observou.

A dona de casa Maria Pereira Silva agradeceu ao Governo do Estado pelo hospital que, conforme enfatizou, acabará com o sofrimento da população ser atendida em Patos ou Campina Grande. “É grande o número de pessoas que morreram em ambulâncias com AVC, enfarto ou acidentes por não resistirem a chegar num hospital com UTI”, contou.

A aposentada Terezinha Vieira afirmou que o hospital é bastante importante para a melhoria da saúde da população, principalmente agora, pois estava com uma estrutura precária e equipamentos antigos. ” É uma benção de Deus este hospital”, comemorou.