João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega chaves dos boxes do Espaço Cultural

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 - 09:50 - Fotos: 

Dez boxes localizados na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego foram entregues oficialmente nessa segunda-feira (9) aos arrendatários selecionados via edital de ocupação. A partir de agora, os locatários podem montar, reformar e abrir os comércios que estão destinados à ocupação. Após esse processo, os usuários do Espaço Cultural poderão contar com um mix formado por segmentos de viés cultural, como loja de artesanato, artigos de arte, livraria, e ainda alguns serviços, a exemplo de copiadora, bancos, Detran e alimentação.

A presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Márcia Lucena, participou da reunião de entrega das chaves e assinatura dos contratos. Ela saudou os novos colaboradores e destacou que eles precisam trabalhar em acordo com a política cultural da Funesc. “Vocês têm que ter consciência que estão num espaço que lida com políticas de cultura, então temos que procurar entender essa política para interagir com esse espaço para juntos fazermos esse lugar cada vez mais interessante, nós com a nossa tarefa de disseminar e acolher a cultura da Paraíba e vocês com a missão de comercializarem os seus produtos”.

Márcia ainda pediu a colaboração dos arrendatários na preservação dos equipamentos do prédio, do patrimônio público. “Vamos dividir o mesmo espaço, então vamos dividir responsabilidades. Todos nós temos que ser vigias do bem público. Nos ajude a conservar e cuidar do Espaço Cultural ficando atentos, sem admitir vandalismos e atitudes contrárias à preservação”, enfatizou a presidente.

Lílian Farias é uma das beneficiadas com a concessão dos boxes. Ela vai abrir uma loja de artigos de dança. Para ela, abrir a loja no Espaço Cultural é uma possibilidade de ampliar o negócio e estar perto de outro público consumidor. “Era nosso desejo ter esse box aqui no Espaço Cultural, pois o nosso trabalho é voltado à cultura. Acredito que essa oportunidade será muito boa para nós, pois vamos ampliar nosso negócio. Hoje temos uma loja em Manaíra, mas o público daqui é outro e ele nos interessa bastante”, destacou a empreendedora.

Os valores que estão sendo cobrados por cada unidade foram fixados tomando como base o mercado pessoense. Por um box, está sendo cobrado um aluguel de mil reais, além de energia, água e outras tarifas que podem variar de acordo com o uso do espaço. Antes da reforma, a maioria dos boxes do Espaço Cultural era ocupada com comércios e serviços de segmentos variados. Durante a reforma, os espaços foram desocupados e passaram por reestruturação. Cada unidade mede 8m x 5,80m. Todas são padronizadas, delimitadas por estrutura de vidro.

Além dos boxes arrendados por meio de edital, existem outros no local que continuam em poder da Funesc e serão utilizados para atividades culturais e projetos da Fundação.