João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega certificados a concluintes do Projovem Trabalhador

sexta-feira, 20 de setembro de 2013 - 10:11 - Fotos:  Secom-PB

Seis mil jovens entre 18 e 29 anos se formaram nos cursos oferecidos na Paraíba pelo ‘Projovem Trabalhador: Juventude Cidadã’. Resultado de parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, o programa chegou a inscrever 7 mil jovens em 86 municípios, e parte deles recebeu seus certificados de conclusão em solenidade realizada na quinta-feira (19), no Pallazzo Cristal, em João Pessoa.

Nas próximas segunda e terça-feira (23 e 24) solenidades de formatura serão realizadas nas cidades de Monteiro e Cajazeiras, respectivamente, de acordo com cronograma elaborado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (Sedh), que coordenada o programa em nível estadual.

O Governo do Estado tem o compromisso de oferecer qualificação para os jovens, para que eles possam ter acesso a um curso profissionalizante e entrar no mercado de trabalho, seja desta forma com o Projovem Trabalhador ou pelos diversos cursos que são ofertados pelo poder público. Temos também os cursos que acontecem nos Centros Sociais Urbanos, vinculados à Secretaria. Então, os jovens precisam procurar estas oportunidades e seguir em frente”, disse a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, durante a solenidade, que ainda contou com as presenças da coordenadora estadual do Projovem, Luciana Leal, e da representante do Ministério Público, Clodine Azevedo.

Nesta etapa foram oferecidos cursos em nove áreas ocupacionais: administração, agroextrativismo, alimentação, construção e reparos, metal mecânica, pesca/psicultura, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário.

Perspectiva – Para os concluintes, a festa de formatura do Projovem marca nova etapa. Eles receberam do Governo do Estado mais um kit escolar, com camisa e agenda 2014, além do certificado de conclusão do curso.

Foi muito bom ter concluído o curso porque me identifiquei com a área e pretendo trabalhar com turismo. A professora que tivemos, Luana Estrela, foi muito dedicada e conseguiu passar para a turma as técnicas que precisamos para chegar ao mercado de trabalho”, conta a aluna Juliana da Silva Barros, que concluiu no município do Conde o curso de Turismo e Hotelaria.

A jovem Gioclécia Santos da Silva, que fez o mesmo curso, no município de Lucena, está ansiosa para entrar no mercado de trabalho. “Fui encaminhada para uma associação de turismo para começar a atuar na área”, disse.

A professora Jordana Felismina, que ensinou Turismo em Lucena, disse que está orgulhosa dos alunos: “Muitos demonstraram interesse pelo curso. Alguns já estão sendo encaminhados para o mercado de trabalho”, garantiu.

Participaram da solenidade em João Pessoa alunos que fizeram o Projovem em 14 municípios: Lucena, Mamanguape, Cabedelo, Conde, Pitimbu, Alhandra, Caaporã, Baia da Traição, Rio Tinto, Alagoa Grande, Sapé, Mari, Itabaiana e Marcação.