João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega certificados a Arranjos Produtivos Locais e lança Núcleo de Acesso ao Crédito

terça-feira, 23 de agosto de 2016 - 11:08 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), promoveu, na tarde dessa segunda-feira (22), no auditório da PBTur, a solenidade de Certificação de 22 Arranjos Produtivos Locais (APLs) que produzem na Paraíba e ainda lançou o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC-PB) aos empreendedores.

O secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), Lindolfo Pires, fez a abertura do evento e destacou a importância da certificação. “São APLs dos mais diversos segmentos que estão presentes desde Cabedelo, setor portuário até o Sertão. Agora eles terão acesso ao crédito e instituições financeiras para melhorarem seus negócios. É como se fosse uma carta de alforria que estamos oferecendo para que possam andar com suas próprias pernas e méritos. Em seguida, encaminharemos a relação dos beneficiados ao Ministério da Indústria e Comércio, em Brasília, para a partir de agora iniciarem o acesso a crédito e outras vantagens concedidas”, informou.

O empresário Sebastião Severo Acioly, responsável pelo Sindicato da Indústria e Calçados do Estado da Paraíba (Sindicalçados), foi um dos beneficiados que ganhou a certificação. No discurso, um depoimento emocionado: “Ao longo de muitos anos tentamos ter este certificado em mãos. Viajamos bastante, muitas reuniões e, hoje, temos esta consolidação. Agora é olhar daqui pra frente, pois estaremos aptos a trabalhar com mais vigor, em cima das leis vigentes, respeitando todas elas e trabalhando corretamente”, comemorou.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB), Paulo Amaral, também agradeceu em depoimento em nome dos proprietários de restaurantes de João Pessoa. “Quando eu soube das facilidades para quem se tornava um APL fui em busca e, na época, não existia tanta facilidade como nos dias de hoje. Não desisti, fui à luta e, atualmente, temos mais de 40 restaurantes beneficiados. Mesmo encarando uma época de crise, nós conseguimos manter nossa empresa. O certificado veio agregar valor e abrir um leque de novas possibilidades”, explanou Paulo.

As certificações entregues às governanças dos APLs foram destinadas aos setores de calçados, sucroalcooleiro (segmento da cachaça), caprinovinocultura, mineral, artesanato, moveleiro, apicultura, couro, fruticultura (segmento tangerina), confecção, turismo (segmento gastronomia), avicultura, software, carcinicultura (criação de camarão em cativeiro), cerâmica vermelha (tijolos e telhas), portuário, têxtil, flores, algodão colorido, leite de cabra e derivados da região do Cariri Ocidental, leite e derivados da Bacia do Rio do Peixe e leite e derivados bovinos da região do Cariri Oriental.

Para a diretora do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais, Dêlma do Socorro Pessoa, a certificação foi apenas o primeiro passo de uma série de conquistas. “Este é o olhar do Governo Estadual e Federal para o setor. Vamos trabalhar para melhorar a inovação, capacitação e investimentos em créditos cada vez mais. Agora as empresas mostraram que estão aptas, assim fica mais fácil desenvolver políticas públicas específicas”, disse Dêlma.

A diretora de Articulação Institucional da Fiep-PB, Denise Pinto Gadelha, ressaltou a importância do lançamento da linha de crédito. “O objetivo é estimular a competitividade com sustentabilidade. O nosso propósito é fazer orientações aos empresários, facilitar o acesso ao crédito, elaborar documentação, assessorar projetos, confeccionar relatórios, além de manter boa parceria com instituições  privadas e oficiais”, relatou a diretora. A certificação também tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

Núcleo de Acesso ao Crédito O acesso ao crédito é uma das estratégias para tornar as indústrias brasileiras mais competitivas. Por isso, o NAC visa prestar informações aos empresários e apoiá-los na elaboração de projetos, articulação de novas linhas de crédito e melhores condições de financiamento com instituições financeiras.  O núcleo tem como objetivo ainda fazer um diagnóstico empresarial para acesso ao cliente, orientar sobre linhas de crédito, elaboração de projetos econômico-financeiros e administração do processo de acesso ao crédito.

Em João Pessoa, os interessados podem encontrar a Fiep que está localizada na Rua Rodrigues de Aquino Chaves, 90, no Centro. O telefone é (83) 3533-5585. Já em Campina Grande, o prédio da Fiep encontra-se na Avenida Manoel Guimarães, 195-4º andar, bairro José Pinheiro. Contato (83) 2101-5365.

Ainda na solenidade estiveram presentes representantes do Sebrae,Empasa, Fapesq, Faepa, Cooperar, Fiep, Departamento de Economia da UFPB e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.