João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega Centro de Convivência para Idosos em Sapé

terça-feira, 26 de dezembro de 2017 - 15:07 - Fotos:  Divulgação

A população idosa de Sapé, Zona da Mata paraibana, ganhou um espaço de educação, cultura e lazer. Trata-se do Centro de Convivência da Melhor Idade, que foi inaugurado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), na última sexta-feira (22). “É obrigação do Poder Público dar dignidade, qualidade de vida, e possibilitar o acesso aos programas, serviços e ações”, destacou a secretária da SEDH, Cida Ramos.

O espaço é fruto de uma parceria entre o Governo, a Prefeitura Municipal local e a Associação da Melhor Idade de Sapé (Amis); e atende a uma das reivindicações apresentada e eleita pela população durante as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE). O Centro de Convivência da Melhor Idade deve beneficiar mais de 150 idosos.

Durante a solenidade de inauguração, a secretária Cida Ramos lembrou que a SEDH tem desenvolvido uma política para o idoso de forma inovadora e citou o programa Cidade Madura, que garante moradia própria exclusivamente para a terceira idade. “Quero trazer para Sapé. Olhamos também para os idosos que moram em abrigos, nas Instituições de Longa Permanência. Temos ainda em Sapé, a Casa da Cidadania, o Centro Social Urbano (CSU)”, disse a secretária, que é natural de Sapé.

Na oportunidade, Cida Ramos falou ainda da crise econômica que o país atravessa e como a Paraíba tem conseguido se destacar positivamente. “Enquanto pertinho da gente, temos estados, que não pagaram o 13º salário, folha de pagamento atrasada. A Paraíba tem um Governo que destina todo ano R$ 19 milhões para pagamento do Abono Natalino. E mensalmente destina R$ 11 milhões para pagamento do Cartão”, pontuou ela.

Amis - A presidente da Amis, Maria Francicleide Cananea de Melo, “Francinha”, explicou que a Amis desenvolve atividades como: artesanato, dança, coral, passeios, trabalhos comunitários; sedia uma sala de Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e espera ampliar as ações com o novo centro. “Esperamos por esse espaço por 31 anos, e só agora, graças à ajuda do governador Ricardo Coutinho, da secretária Cida Ramos, – nossa conterrânea – e da Prefeitura, que nos doou o terreno, estamos conseguindo realizar o que para nós era um sonho”, afirmou emocionada Francinha.

Já o vice-prefeito de Sapé, Edson Fagundes, parabenizou o Governo do Estado pela parceria e falou sobre a satisfação da Prefeitura em poder contribuir para a concretização do Centro de Convivência da Melhor Idade. “Quero parabenizar o governador, que muito tem feito, através do Orçamento Democrático, para melhorar a vida da população idosa. E a Cida Ramos, essa sapeense, que com olhar sensível pôde viabilizar o sonho da construção desse espaço”, finalizou ele.