João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega aparelhos auditivos a pacientes do Hospital Edson Ramalho

terça-feira, 21 de janeiro de 2014 - 18:48 - Fotos:  Antonio David / Secom-PB

O Governo do Estado, através do Hospital General Edson Ramalho, realizou um mutirão para entrega de cerca de 30 aparelhos auditivos nesta terça-feira (21), além de palestra sobre o assunto para os pacientes. O evento foi coordenado pelo Serviço de Reabilitação Auditiva (SRA) da unidade. O responsável pelo setor, o médico Islan Nascimento, garantiu que esse tipo de ação será repetido: “Estamos realizando esse mutirão por conta da grande demanda de aparelhos que nós recebemos, então isso vai acontecer sistematicamente durante esse ano todo, para que consigamos entregar um grande número de aparelhos”, falou.

No ano passado, foram entregues mais de 800 aparelhos auditivos e a expectativa é que esse número seja de mais de 2 mil em 2014.

Para receber o aparelho, o paciente passa por um processo de avaliação para saber exatamente o quanto ele perdeu de audição e qual o tipo da perda, para verificar se é possível usar o aparelho. Após este diagnóstico, o médico decide qual tipo , marca e modelo mais adequado para o caso. Atualmente, o Edson Ramalho trabalha com cinco empresas fabricantes de aparelhos auditivos credenciadas pelo SUS.

Além de ser diagnosticado, o paciente passa por um processo de adaptação. “Às vezes isso leva até uns três meses. Quem recebeu hoje o aparelho vai continuar vindo ao hospital para esse acompanhamento. Substituir o ouvido, que é um órgão nobre, por um aparelho artificial, não é assim tão fácil”, explicou o médico.

Alexandre da Costa Ramos teve meningite aos noves anos de idade e a doença deixou sequelas, como a perda de parte da audição de ambos os ouvidos. Há quatro anos ele faz tratamento no Edson Ramalho e diz que o aparelho ajuda muito para o seu contato com o mundo. “Com o aparelho eu consigo ouvir o que as pessoas falam ao meu redor, consigo ouvir os sons do mundo. Não ouço perfeito, mas o aparelho ajuda muito. Por isso cuido muito bem dele, guardo na caixinha e cuido muito bem para que eu possa continuar ouvindo”, disse.

Para saber mais informações sobre o Serviço de Reabilitação Auditiva a pessoa interessada pode ligar para o número (083)3218-7801.