João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega abastecimento de água em Santa Rita, nesta quarta

terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 19:07 - Fotos: 

O Governo do Estado estará entregando, nesta quarta-feira (30), às 20h, a ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água de Santa Rita, município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa. O evento ocorrerá na Praça João Crisóstomo, no Bairro Tibiri II. A obra foi gerenciada pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), e deverá beneficiar 8.829 famílias.

Os bairros Tibiri I, II e III, Marcos Moura e Eitel Santiago serão contemplados com a ampliação. Em algumas localidades o abastecimento ainda é feito por meio de poços e cacimbas.

Severina da Silva, moradora do Eitel Santiago há 22 anos, afirmou que o fornecimento de água tratada para a comunidade é mais uma conquista da população. “Quando eu me mudei para cá ainda não era urbanizado, só tinha mato. Depois chegou a energia elétrica, e agora está chegando a água potável”, historiou.

Já João Batista de Araújo, também residente no Eitel Santiago, enfrenta ainda maiores dificuldades devido ao fato de não possuir poço ou cacimba. “Sem água na torneira, eu preciso pegar água com o vizinho. Tem sido dessa forma desde que eu moro aqui, há 5 anos”, disse o agricultor, que também utiliza a água emprestada para tratar árvores frutíferas e hortaliças, de onde tira seu sustento. “Eu só posso aguar algumas plantas, as demais têm que esperar a chuva. Eu não me importo de ter de pagar água, assim como eu pago energia. Se vai nos beneficiar, tem que ser feito”, arrematou João.

O Governo do Estado investiu R$ 700 mil de contrapartida dos R$ 3,5 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Cagepa implantou 33,3 quilômetros de rede de distribuição e concluiu a obra com a substituição de 7.170 hidrômetros e a efetivação de 500 ligações domiciliares. Atualmente, os trabalhos estão concentrados nas interligações e nas ancoragens, que garantirão a estabilidade do fornecimento de água.

O diretor de Expansão da Cagepa, o engenheiro Alberto Batista, enfatizou a importância da obra para a população de Santa Rita. Segundo ele, “essa é mais uma obra onde o mais importante é o valor social e a qualidade de vida que será oferecida ao povo. Essa é uma marca e uma prioridade do governador José Maranhão”.

Da Assessoria de Imprensa da Cagepa