João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega 454 óculos do Programa Olhar Brasil a moradores de Monteiro

sexta-feira, 5 de março de 2010 - 14:18 - Fotos: 

O Governo do Estado começou, nesta sexta-feira (5), a entrega dos 454 óculos adquiridos pelo Programa Olhar Brasil, do Governo Federal, para os moradores do município de Monteiro. O evento aconteceu no auditório da 5ª Gerência Regional da Saúde, no Centro da cidade. A secretária executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, entregou simbolicamente os primeiros óculos e aproveitou a oportunidade para lembrar aos monteirenses que, neste sábado, a partir das 7h, o município iria receber mais uma ação governamental: o Programa Praça da Gente.

A dona-de-casa Irene Herculano de Lima, 73 anos, foi uma das pessoas que lotaram o auditório da gerência. Ela disse que os seus óculos estavam vencidos há alguns anos e ela não tinha condições financeiras para fazer novos. “Eu achei muito bom esse programa. Vou sair daqui vendo melhor. Eu tinha muita confiança que este dia ia chegar”, disse.

Lourdinha Aragão falou da importância do exame oftalmológico e dos óculos para melhorar a vida de uma pessoa, que tem dificuldades de enxergar. “Quando a pessoa não vê bem, encontra mais dificuldades na vida, para estudar, trabalhar e desempenhar outras funções simples no dia-a-dia. No ano passado, o Governo do Estado fez um grande esforço para trazer o Olhar Brasil para a Paraíba, porque sabia da necessidade dos paraibanos de fazer uma consulta e adquirir óculos”, disse.  

Olhar Brasil – Na Paraíba, foram feitas mais de 62 mil consultas oftalmológicas e foi verificado que 70% dessas pessoas precisavam de óculos. Até agora, foram entregues, aproximadamente, 16 mil óculos. A meta do programa é atingir 116 mil consultas de estudantes com idades acima de 15 anos. O projeto foi criado no ano de 2007 pelo Governo Federal e sua execução no Estado já deveria ter sido iniciada desde 2008, mas não ocorreu por falta de adesão do governo anterior.

“A Paraíba não só correu o risco de perder os recursos do Governo Federal, mas perdeu também a chance de resolver os problemas de saúde ocular de milhares de estudantes paraibanos que desistiram de estudar naquele ano. A atual gestão evitou que isso se repetisse em 2009, apresentando o projeto, obtendo a sua aprovação junto ao Ministério da Saúde e dando todas as condições para que ele aconteça”, destacou a secretária Lourdinha Aragão.

Praça da Gente – Lourdinha lembrou que no Programa Praça da Gente do Governo do Estado, que estará em Monteiro, neste sábado serão feitas mais 300 consultas de vista, pagas pela Secretaria de Estado da Saúde. “Vamos oferecer vários outros serviços como exames de mama e de pele; testes rápidos de Aids, glicemia e para rastreamento do câncer de próstata; emissão de documentos e realização de 30 casamentos. Além disso, haverá defensores públicos para orientar a população sobre seus direitos, um escovodrómo para as crianças receberem orientações de saúde bucal e muitos outros serviços”, disse.

Assessoria de Imprensa da SES-PB