João Pessoa
Feed de Notícias

Governo encerra neste mês nove oficinas no Vale dos Dinossauros

sábado, 5 de outubro de 2013 - 12:10 - Fotos:  Secom-PB

Terminam no dia 26 deste mês as oficinas de capacitação que a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) está realizando no município de Sousa, Sertão do Estado, como parte do projeto de revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Foram oferecidas 180 vagas em nove cursos, que acontecem nos finais de semana, no Centro de Treinamento de Professores, no Colégio Mestre Júlio Sarmento (Poli II), em uma serigrafia da região e no próprio Vale.

As oficinas são ministradas por técnicos da Sudema e de organizações parceiras, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento: artes, culinária regional, educação, meio ambiente e história. A ação faz parte da segunda etapa da revitalização do Monumento Natural, realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Petrobras, e tem como objetivo a capacitação dos moradores, oferecendo condições para que possam trabalhar de forma harmoniosa com o local.

Até o momento, já foram concluídas as oficinas de Fotografia, Paleontologia para Adultos e Confecção de Moldes para Reprodução de Artigos Artesanais. Também já foram iniciados os cursos de Artesanato em Fibra de Bananeira, Serigrafia e Educação Ambiental e Patrimonial. Nessa sexta-feira (4), teve início o curso de Fabricação de Geleias e, neste sábado (5), a capacitação em Artesanato em Cerâmica. As crianças da região ainda terão a oportunidade de participar da oficina de Paleontologia Mirim e Identificação de Pegadas.

Parceiros – As oficinas estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Sudema, com patrocínio da Petrobras, como parte do projeto de revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Os cursos são ministrados por artesões locais e por técnicos da Sudema, da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Serhmact), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar.) e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).