Fale Conosco

10 de junho de 2014

Governo encerra Jornada de Inclusão Produtiva regional nesta quarta-feira



10.06.14 governo encerra jornada inclusaoprodutiva 2 270x202 - Governo encerra Jornada de Inclusão Produtiva regional nesta quarta-feiraO Governo do Estado encerra nesta quarta-feira (11), em nível regional, a 3ª edição das Jornadas de Inclusão Produtiva, já que os eventos seguem ocorrendo em caráter municipal em todo território paraibano até o final do mês de junho. A solenidade começa às 8h30, na sede da Emater Paraíba, localizada na estrada de Cabedelo e deverá contar com a participação de extensionistas, agricultores familiares e autoridades dos 223 municípios.

De acordo com o coordenador de Operações da Emater, Jailson Lopes da Penha, a exemplo da versão anterior, as jornadas deste ano estão priorizando os arranjos produtivos com inclusão social, estímulo à comercialização institucional, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), renegociação de dívidas rurais e contratação de propostas de crédito pendentes e de novas propostas voltadas à inclusão produtiva.

Para o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros Costa, a importância das jornadas reside na diversificação de atendimentos prestados às famílias agricultoras e à população. Ele informou que, a cada jornada é possível atender, num único espaço, centenas de pessoas nas mais variadas áreas como agricultura, pecuária, educação, cultura, saúde e previdência social, além das demonstrações práticas de tecnologias adequadas à realidade da agricultura familiar.10.06.14 governo encerra jornada inclusaoprodutiva 11 270x202 - Governo encerra Jornada de Inclusão Produtiva regional nesta quarta-feira

O presidente da Emater explicou que além de esclarecer as dúvidas dos agricultores quanto ao acesso a programas e políticas públicas, as Jornadas de Inclusão Produtiva oferecem aos participantes os mais variados serviços, como feiras agropecuárias e agroecológicas, exposições, oficinas, cursos, capacitações, palestras, distribuição de sementes, de alevinos, de ração animal e de mudas frutíferas, florestais e ornamentais; emissão de documentação gratuita, apresentações culturais e entretenimentos diversos. A população tem acesso também a serviços básicos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, orientações sobre campanhas de vacinação humana e animal (febre aftosa), ofertados pelas secretarias estadual e municipais de Saúde e de Agricultura.

10.06.14 governo encerra jornada inclusaoprodutiva 61 270x202 - Governo encerra Jornada de Inclusão Produtiva regional nesta quarta-feiraResultados – Segundo Geovanni, em 2013, as 280 jornadas ocorridas em todo o Estado contaram com a participação de 53.095 pessoas e contemplou diretamente 25.352 famílias agricultoras com 3.724 propostas de crédito elaboradas e recursos de 21, 5 milhões de reais.

Mais serviços – Durante as jornadas do ano passado, foram distribuídos 72.020 alevinos para peixamento dos açudes, beneficiando 546 agricultores e agricultoras familiares; 12.953 quilos de sementes de sorgo e 179.776 raquetes de palma forrageira, que contemplaram 4.255 criadores na suplementação alimentar dos rebanhos. A Emater promoveu também a mobilização de 7.805 famílias agricultoras que foram agraciadas com documentos gratuitos como RG, CPF, além de informações sobre aposentadorias e de outros benefícios sociais.

Afora outras ações, foram cadastrados ainda 338 agricultores no Programa Tarifa Verde e 100 para habitação rural. Quanto à emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (Daps), para acesso às políticas públicas dos governos federal, estadual e municipais, a Emater emitiu 3.502, contemplando igual número de famílias. Já para acessar o Programa Agroamigo, do Banco do Nordeste, foram beneficiadas 1.435 famílias agricultoras, com recursos de R$ 3.587.500,00.10.06.14 governo encerra jornada inclusaoprodutiva 71 270x202 - Governo encerra Jornada de Inclusão Produtiva regional nesta quarta-feira

Durante as Jornadas, a assistência técnica para a organização da produção e elaboração dos projetos de comercialização dos Programas Pnae e PAA, da rede estadual e municipal de ensino, contemplou 441 famílias e envolveu recursos de R$ 2.289.957,50.