João Pessoa
Feed de Notícias

Governo encerra I Fórum de Educação Profissional com oficinas e painéis

quinta-feira, 28 de julho de 2016 - 17:15 - Fotos:  Delmer Rodrigues/Secom PB

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) encerra, nesta quinta-feira (28), na Escola Estadual Cidadã Técnica Integral Erenice Cavalcante Fideles, em Bayeux, o I Fórum de Educação Profissional, promovido pelo Governo do Estado. O evento, que teve início na quarta-feira (27), contou com a presença de gestores escolares, professores e técnicos que trabalham com educação profissional nas escolas da rede estadual. Durante os dois dias foram realizadas palestras, debates, painéis e oficinas, estimulando a troca de experiências e o debate sobre as práticas pedagógicas e os eixos profissionais de atuação.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, um dos palestrantes, também participou das oficinas apresentadas no Fórum. “Estamos discutindo a melhor forma de colocar em prática o currículo escolar e as competências de cada unidade, por isso é importante a participação de todos”, disse o secretário. “Entendendo as necessidades de cada escola, e das regiões onde elas estão inseridas, fica mais fácil adaptar o ensino profissional a cada realidade específica”, explicou.

A secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, também participou do evento. “No momento em que estamos debatendo também a Base Nacional Comum Curricular, aprimorar a educação profissional torna-se tão importante quanto complementar”, falou. Segundo ela, é preciso ajudar os estudantes a tomar um rumo profissional e quando os educadores indicam quais as diretrizes que podem ser melhoradas, esse caminho se torna mais fácil.

O gestor José Jorge, da Escola Estadual José Rocha Sobrinho, em Bananeiras, foi outro participante do Fórum, que assim destacou a importância do evento: “Esse é um evento muito rico, porque auxilia o professor a dinamizar o ensino profissional de forma homogênea”. A Escola José Rocha Sobrinho tem cerca de 100 alunos na educação profissional, matriculados nos cursos de: hotelaria; serviços de restaurante e bar; e suporte e manutenção em informática.

Programação:

Nesta quinta-feira, o evento teve continuidade com a palestra “Articulação entre os debates e as oficinas: um feedback”. Em seguida, foram formados os grupos de trabalho: “Pensando as Diretrizes da Educação Profissional na Paraíba”, “Educação Profissional na Prática” e “Currículo, projetos pedagógicos dos cursos, prática profissional e interlocução entre Base Comum e setor produtivo”. À tarde houve apresentações de painéis interativos com o objetivo de socializar as produções dos grupos de trabalho, discussão e construção coletiva dos documentos finais.

No primeiro dia, o evento contou com as seguintes palestras: “Educação profissional da Paraíba: visão estratégica”, proferida pelo secretário de Estado da Educação da Paraíba, Aléssio Trindade; “Metodologias e Tecnologias para a Educação Profissional”, proferida pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Francisco Fechine Borges; “Esclarecimentos sobre a inserção dos jovens no mundo do trabalho”, proferida por Erotildes Maria Reis de Carvalho, do Sistema Integrado de Empregabilidade (SIEM).

As oficinas tiveram como tema: “Pensando as Diretrizes da Educação Profissional na Paraíba”, mediada pelo secretário Aléssio Trindade; “Educação Profissional na Prática”, com mediação do professor Francisco Fechine e “Currículo, Projetos Pedagógicos dos cursos, Prática profissional e interlocução entre Base Comum e setor produtivo”, mediada por Márcio Gomes da Silva, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e consultor de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC).