João Pessoa
Feed de Notícias

Governo encerra capacitação sobre Viabilidade e Gestão de Empreendimentos nesta sexta-feira

sexta-feira, 9 de outubro de 2015 - 09:18 - Fotos:  Acervo da Incubes

O Governo do Estado realiza, até esta sexta-feira (9), o curso de Viabilidade Econômica e Gestão Democrática de Empreendimentos Associativos. O evento acontece no Centro de Atividades Padre Juarez Benício (Cejube), no Colinas do Sul, em João Pessoa e é realizado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), com apoio da Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários (Incubes) e da Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (Capina).

Neste último módulo, o curso é composto por uma carga horária de 60horas/aulas entre sala de aula e atividades de campo. Vinte e sete assessores e educadores de vários segmentos, ONGs, universidades, órgãos e secretarias do Estado participam da conclusão.

Com o objetivo de dar continuidade ao primeiro módulo, onde foi trabalhado o aprofundamento dos conteúdos, o segundo explora ações de campo, e o peso da gestão que ganha maior destaque, em função de estarem interligadas à organização do grupo. O curso também aborda principalmente as dimensões trabalhadas na formação dos dois módulos, registro, avaliação, infraestrutura, coordenação e outras linguagens.

Rosana Lobato, que faz parte da equipe técnica da Capina, avalia que o curso é uma questão de formação política, que se trabalha a partir da prática do que as pessoas fazem. “Com uma participação expressiva, considero que foi muito positivo e fundamental para a formação, na verdade, foram peças importantes na construção coletiva, ganhando com isso uma autonomia própria de todos nós”, ressaltou.

A secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Almeida, reforça que a capacitação é uma conquista coletiva. “A continuidade das atividades do Projeto de Ações Integradas consolida uma importante rede de articulação entre os grupos. A diversidade na participação de órgãos estratégicos das três esferas de poder potencializa o diálogo e possibilidades de ações”, comentou.

Para o concluinte Itamar Medeiros, que trabalha no Empreender Paraíba, a formação vai facilitar o trabalho com grupos de associações e cooperativas. “Essa formação me dá subsídios para enriquecer mais o meu trabalho já que estamos tentando implantar uma linha de crédito para esses grupos, no qual é voltado especificamente para esse público-alvo, e também está sendo importante para o meu crescimento pessoal”, observou.