João Pessoa
Feed de Notícias

Governo empossa subsecretário e define ações prioritárias da Cultura

segunda-feira, 14 de setembro de 2009 - 14:22 - Fotos: 
O governador José Maranhão garantiu integral apoio às metas apresentadas pelo novo subsecretário de Cultura, David Fernandes, para incrementar o setor na Paraíba nos próximos anos. A tomar posse na manhã desta segunda-feira (14) no Palácio da Redenção, em substituição ao artista plástico Flávio Tavares, ele apresentou como proposta principal um diálogo permanente com os segmentos sociais e acadêmicos e a busca de apoio financeiro para sua efetivação.

A convocação de uma conferência estadual de cultura, a criação de um portal onde constarão informações para os produtores e agentes, afora um permanente diálogo com os órgãos ligados a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) foram outros projetos que o subsecretário elencou como prioritários. Vai ser lançado um edital destinado às produções de cinema, além da busca de soluções para as pendências jurídicas do Fundo de Incentivo à Cultura (Lei do FIC).

Museu e Memorial – Segundo David Fernandes, é meta a criação de mais 20 novos Pontos de Cultura no semi-árido, numa parceria com o Ministério da Cultura. A implantação do Museu da Cidade Império e República e mais o Memorial Sivuca são duas propostas que vão receber atenção especial, inclusive contando com a colaboração do artista plástico Flávio Tavares.

O resgate do cordel, com a criação do Museu Leandro Gomes de Barros, a realização da Bienal do Livro no próximo ano, a implantação do Vale Cultura (que garante a aquisição de livros pelo professores para melhor exercerem suas atividades), entre outras propostas foram aprovadas pelo governador José Maranhão.

A restauração da Fazenda Acauhan, na cidade de Aparecida, será transformada em Memorial do Sertão e, em longo prazo, ocorrerá a instalação da TV Cultura da Paraíba, num trabalho de parceria entre a Secretaria da Comunicação e a Rádio Tabajara.

A edição da Enciclopédia da Paraíba é outro projeto anunciado pelo novo subsecretário da Cultura, como forma das pessoas conhecerem todas as bandeiras dos municípios paraibanos.

Apoio integral – “Vamos assumir integralmente o plano de cultura apresentado pelo secretário David Fernandes e esperamos contar com todos os segmentos; vamos buscar parcerias para executar as obras na área cultural”, afirmou o governador, acrescentando que a determinação é iniciar a execução dessas ações imediatamente.

O governador destacou o trabalho executado por Flávio Tavares no curto período em que esteve à frente da Subsecretaria da Cultura, citando projetos por ele encaminhados junto ao Ministério da Cultura, como a retomada do Museu da Cidade Império e República. E sobre o novo auxiliar do seu governo, ressaltou ser uma boa aquisição “já que se trata de uma pessoa com excelente relacionamento nos meios acadêmicos e culturais da Paraíba”.

“Temos confiança em vencer os desafios, porque o governador José Maranhão tem reiterado seu apoio para a cultura. Tem o firme compromisso de buscar atender as singularidades dos municípios”, afirmou David Fernandes.

Já Flávio Tavares disse que estava honrado em continuar participando do governo como auxiliar na implantação dos Museus da Cidade e do Sivuca. Justificou sua saída da equipe, por conta da falta de tempo para conciliar suas atividades de artista plástico com a execução das ações na Subsecretaria.

José Nunes, com fotos de Antônio David, da Secom-PB