Fale Conosco

24 de novembro de 2011

Governo empossa conselheiros do OD da Capital, Mamanguape e Campina



O governador Ricardo Coutinho dará posse a 132 conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) neste final de semana. Na sexta-feira (25), às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Redenção, serão empossados 60 conselheiros, sendo 36 da 1ª Região (João Pessoa) e 24 da 14ª Região (Mamanguape).

À tarde, a partir das 15h30, Ricardo empossa mais 72 conselheiros da 3ª Região (Campina Grande), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). No sábado (26), o governador empossará outros 40 conselheiros da 2ª Região (Guarabira), às 9h30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

Segundo a subsecretária do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, os conselheiros são responsáveis, enquanto representantes da sociedade civil paraibana, pela fiscalização e pelo acompanhamento de ações de governo de interesse regional nos 89 municípios que fazem parte das respectivas Regiões Geoadministrativas (1ª, 2ª, 3ª e 14ª).

Ela destacou que os conselheiros regionais do OD foram eleitos em assembleias microrregionais realizadas em 48 cidades, com a participação direta da população, para um mandato de dois anos. O objetivo é acompanhar o andamento das demandas da população levantadas através das audiências públicas com o governador Ricardo Coutinho, na primeira etapa do Ciclo 2011 do OD Estadual, realizada no período de 29 de abril a 11 de junho deste ano.

Durante as audiências, a população de cada região definiu as prioridades de investimentos governamentais. “Os conselheiros e as conselheiras do OD vão exercer a função de ponte entre a sociedade e o governo, subsidiando a gestão com as necessidades regionais, contribuindo, desse modo, para uma atuação de governo eficaz, no tocante às obras, aos serviços e às demais ações”, disse Ana Paula Almeida.

Já foram empossados os conselheiros das regiões de Monteiro (5ª região), Sousa (10ª região), Cajazeiras (9ª região), Patos (6ª região) e Itabaiana (12ª região).

Conselho Estadual – No dia 14 de setembro passado, o governador instalou, em cerimônia no Palácio da Redenção, o Conselho Estadual do OD, ocasião em que tomaram posse os 28 conselheiros estaduais, que representam as 14 Regiões Geoadministrativas do Estado. O Conselho Estadual é a instância que dialoga diretamente com os secretários e demais gestores da administração estadual responsáveis pelo maior volume de demandadas populares junto ao Orçamento Democrático Estadual.