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Governo e UFPB desenvolvem experiência para ensino da energia solar nas escolas

quinta-feira, 7 de abril de 2016 - 17:51 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está desenvolvendo uma plataforma para o ensino da energia solar, nas escolas da rede estadual. A ação é resultado de sugestões de professores e alunos para o prêmio “Solução Nota 10”, instituído pela SEE, e pretende acompanhar uma tendência mundial com o uso de fontes de energia alternativa. A plataforma de ensino permitirá também apresentar, de forma prática, diversos conceitos, principalmente, das áreas de física, química e matemática.

Outra ação discutida foi o ensino da robótica, que de acordo com o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, a iniciativa é mais um incentivo do Governo do Estado aos alunos, na qual eles têm se destacado em vários eventos. “O ensino da robótica está universalizado nas escolas do Ensino Médio da rede estadual e isso tem aumentado o interesse dos estudantes em desenvolver novas práticas de conhecimento, por meio da tecnologia, em sala de aula e fora dela, despertando o empreendedorismo de cada um para vivenciar no dia a dia”, ressaltou o secretário.

A ideia foi discutida no evento Arduino Day, ocorrido no sábado (2), na UFPB, que contou com a participação de 20 estudantes das escolas estaduais. O secretário visitou o evento e conversou com os alunos, que falaram de suas experiências e o desenvolvimento por meio do ensino da robótica. “A equipe do Cear, organizadora do evento, ficou bastante satisfeita com a atuação dos estudantes das escolas estaduais, além de destacar o apoio dado pelo secretário Aléssio Trindade”, disse o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB, Euler Cássio Tavares de Macedo.

O professor de Matemática, Josemberg de Carvalho, das Escolas Estaduais Luiz de Azevedo Soares e Odilon Ribeiro Coutinho, ambas em Santa Rita, revelou que, no Arduino Day, os alunos aprenderam novas programações e montagens, fizeram vários experimentos como, por exemplo, criar um circuito e automatizar o processo de acender uma lâmpada ao anoitecer e apagá-la ao raiar do dia. “Eles aprenderam, também, como acender as luzes em um ambiente, automaticamente, quando houver movimentação de pessoas, e apagá-las quando não há movimentação. Recursos que são usados em vários prédios comerciais ou residenciais”, complementou.

Os alunos desejam sempre aprender e experimentar coisas novas, que envolvam tecnologias recentes. “Se utilizada de forma bem organizada, atrelada a procedimentos simples de aprendizado, a tecnologia pode atingir patamares de primeiro mundo na educação em um curto período de tempo”, falou o professor Josemberg de Carvalho.

Arduino Day – O Arduino Day foi realizado, simultaneamente, em 72 países e comemorou de forma mundial o aniversário de criação da plataforma arduino. A edição de 2016 teve o objetivo de disseminar o conhecimento acerca da plataforma nas escolas da rede estadual. Foram elaboradas vídeoaulas que, em breve, estarão disponíveis para todos os alunos. As vídeoaulas foram desenvolvidas com auxílio do Departamento de Mídias Digitais da UFPB.

No evento, algumas equipes de estudantes foram premiadas pelos trabalhos apresentados. Entre elas, duas da rede estadual. A “Animatrix New” e a “Animatrix II”, ambas da Escola Dr. Antônio Batista Santiago, de Itabaiana.

A plataforma arduino foi criada na Itália, por Massimo Banzi e David Cuartielles, em 2005, com objetivo de permitir o desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos. O projeto surgiu para que artistas e amadores, ou seja, não é necessário ter conhecimentos prévios em eletrônica ou programação, pudessem começar no mundo arduino.

Com o arduino é possível também enviar e receber informações de praticamente qualquer outro sistema eletrônico. Desta forma, é possível construir, por exemplo, um sistema de captação de dados de sensores, como temperatura, iluminação, processar e enviar esses dados para um sistema remoto.

Participação da SEE – A participação da Secretaria de Estado da Educação (SEE) no evento é fruto de sugestões de professores, entre outras pessoas no Prêmio Solução Nota 10, lançado pela SEE em 2015. Sobre a plataforma arduino foram registradas ideias dos professores Jeimes Ferreira Campos, José Jacinto Cruz de Souza, Rafaela Gonçalves de Oliveira, Carlos Jose Sabino Nascimento, Jose Aurélio Pires de Oliveira, Rogério Souto de Souza e Danilo Sousa.

O Solução Nota 10, em sua segunda rodada, lançou o desafio para a população poder contribuir com a educação na Paraíba respondendo às seguintes questões: “Qual sua ideia para impulsionar a criação de novas tecnologias e o empreendedorismo para a educação paraibana?” e “Como melhorar o aprendizado da Língua Portuguesa e/ou da Matemática no estado da Paraíba?”.

O prêmio é um projeto de participação social, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e pelo Prêmio Ideia, em parceria com o Ministério da Educação, Universidade Federal de Lavras e o CNPQ. Os participantes podem enviar sugestões, curtir, comentar e compartilhar outras ideias que vão ajudar a acumular pontos. As propostas são recebidas por um comitê interno, que modera e avalia, seleciona as melhores para organização dos projetos de inovação e execução dos mesmos. Todos os cidadãos são convidados para participar deste desafio de ideias. Os interessados podem acessar o link: http://solucaonota10.pb.gov.br/.