Fale Conosco

13 de março de 2013

Governo e trade viabilizam produção de livro sobre gastronomia da Paraíba



A variedade dos sabores e ingredientes da gastronomia paraibana será transformada em livro. O‘chef’ Carlos Ribeiro e os jornalistas Carlos Eduardo e Emiliano Boccado chegam nesta quinta-feira (14) à Paraíba para uma estadia de cinco dias. Neste período os profissionais irão visitar várias cidades paraibanas. O objetivo é produzir reportagens e fotografias para a edição do livro “Paraíba do Mar ao Sertão” (editora Boccato).

A proposta da obra é trazer as curiosidades, peculiaridades e tradição da cozinha nas cinco regiões paraibanas: Litoral, Brejo, Cariri, Curimataú e Sertão. “Serão receitas regionais com requintes da originalidade e sabores, muitas vezes exóticos da cozinha paraibana, além das dicas de locais deliciosos e descolados”, explicam os idealizadores do projeto.

Os responsáveis pela produção do livro “Paraíba do Mar ao Sertão” vêm a convite do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com apoio do trade turístico paraibano. O ‘chef’ Carlos Ribeiro é paraibano radicadoem São Paulo.Eleexplica que é “curioso e apaixonado pela culinária” e por isso criou uma cozinha autoral, sempre com base nas suas viagens Brasil afora. Entusiasta da “arte culinária”, que é o ato de cozinhar o alimento, Carlos Ribeiro gosta de que seja chamado das modernas técnicas culinárias, que permitem associar o “paladar à cultura”. 

Mídia - A cozinha do ‘chef’ Carlos Ribeiro tem sido destaque nos principais veículos de comunicação como: Folha de São Paulo (Caderno Comida), Revista Prazeres da Mesa, do qual também já foi colaborador, e recebeu pela Câmara dos Vereadores de São Paulo o reconhecimento de melhor reportagem: “Os Japoneses de São Paulo”, em 2008.

Recentemente recebeu do júri da Revista Época São Paulo o melhor prêmio de “Picadinho da Cidade” em 2011. Também participou do Programa de TV – Mulher de A Z, no quadro de Gastronomia, em tevê a cabo.

Ele também foi destaque nas revistas Menu, onde foi a capa com o “Bife a Cavalo”, favorito da nossa presidenta Dilma; Gula, com a ‘Cozinha de Raquel de Queiroz’; Gourmet Life, “Cozinhando com Pimenta”; Alta Gastronomia, “Doces Brasileiros em Calda”; Go Were, “Rubacão”, o arroz à moda Paraibana, e nos blogs de gastronomia de destaque como o UOL, ‘Basilico’, ‘Comes e Bebes Gastrolândia’, ‘Comidinha’ do IG, entre outros, sempre defendendo a cozinha regional brasileira.

Formação Acadêmica- Graduadoem Comunicação Social pela UFPB,em Relações Públicas (Doutorando e Mestre pela Universidade de São Paulo em Cultura), atualmente pesquisa sobre a mandioca, dendê e seus derivados. Lecionou em cursos de graduação em gastronomia na cidade de São Paulo e atualmente leciona em sua própria escola e cursos de pós-graduação em gastronomia em várias cidades do Brasil e Exterior.