Fale Conosco

15 de abril de 2011

Governo e técnicos do FNDE discutem ações desenvolvidas na área de educação



A Secretaria de Estado da Educação recebeu, de 11 a 15 de abril, dois consultores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo da visita foi analisar conjuntamente com os técnicos do Planejamento, Orçamento e setor Financeiro as ações desenvolvidas através do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Os trabalhos foram concluídos nesta sexta-feira (15), com a participação do secretário da Educação, Afonso Scocuglia, juntamente com a equipe técnica da Subgerência de Planejamento e Orçamento. Durante a reunião, o secretário ouviu os encaminhamentos da equipe do FNDE e discutiu junto aos consultores a nova formatação dos convênios futuros.

Durante a visita foi feito um levantamento das ações já executadas e também das ações a serem realizadas com o objetivo de discutir com a área técnica da secretaria quais os passos a serem dados no planejamento do PAR-2. O PAR-2 será construído a partir de uma ampla discussão com todas as gerências da secretaria.

Plano de Ações Articuladas (PAR) – O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação, colocou à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação. Através do Plano de Ações Articuladas (PAR), os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos últimos anos.